A Reitoria da Universidade Agostinho Neto (UAN) informou que as inscrições para os exames de acesso ao próximo ano lectivo decorrem até sexta-feira, dia 13, mas apenas de forma online.
Swelia António, de 25 anos, é a nova Miss Angola, eleita sábado último, num concurso realizado em Benguela, no qual foi ainda distinguida com o título de primeira-dama de honor a candidata Yasser Coimbra e como segunda-dama Nelma Tchissola.
O Caminho-de-Ferro de Luanda (CF) vai continuar a apostar na melhoria dos aspectos técnicos que permitem que as pessoas com deficiências tenham acesso facilitado nos transportes ferroviários, garantiu, ontem, em Luanda, o administrador para a Área Técnica.
Manuel João Lourenço avançou que a ferroviária tem estado a cumprir com a Lei das Acessibilidades. Daí que as estações de comboios estão a ser contempladas com plataformas que assegurem a entrada e saída de pessoas com deficiências.
Realçou que as estações principais, designadamente as do Bungo, Musseque, Viana e Baia, vão dispor das mesmas características de acessibilidade, numa altura que estão a ser construídas as plataformas da acessibilidade, respeitando o padrão dos apeadeiros.
Para constatar as condições nos CFL, uma delegação do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), chefiada pela secretária de Estado Elsa Bárber, visitou as estações de comboios da empresa ferroviária, na província de Luanda.
A visita do MASFAMU é resultado de, nos últimos meses, esse departamento ministerial ter recebido inúmeras reclamações de utentes com deficiência física, pelas dificuldades nos transportes públicos, por falta de rampas de acesso e sensibilidade de alguns condutores.
Elsa Bárber explicou, igualmente, que a visita está enquadrada na Campanha da Acessibilidade, que decorre em todo o país, desde Maio último, levada a cabo pelo MASFAMU, em colaboração com o Ministério dos Transportes.
A secretária de Estado reconheceu que, no quadro da Lei das Acessibilidades nº 10/16 de 27 de Julho, o Ministério dos Transportes e empresas do ramo têm envidado esforços para permitir um acesso mais facilitado às pessoas com deficiência.
"Encontramos condições facilitadoras e inovadoras nas estações do CFL, para as pessoas com deficiência e, dentro dos comboios, existem espaços adequados para acomodar os utentes”, disse Elsa Bárber.
Apesar disso, a responsável ministerial defendeu a necessidade de se eliminar as barreiras ainda existentes, seja em ambiente de trabalho, escolar, familiar e nos transportes.
Tal como reconheceu a secretária de Estado, o representante da Associação dos Estudantes Universitários com Deficiência, Armando Vunge, considerou que o grau de acessibilidade nos CFL representa um passo significativo para a inclusão da pessoa com deficiência.
Armando Vunge avançou, igualmente, que o grau de acessibilidade em alguns pontos são visíveis, com um processo mais simples e prático para todas as pessoas com deficiência, o que facilita o acesso aos meios sem grandes constrangimentos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA peregrinação à Mamã Muxima, que decorre desde quinta-feira, encerra hoje, tendo como ponto mais alto a celebração eucarística pontifical, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.
O valor máximo da pensão paga pelo Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) subiu, desde Junho deste ano, para 607.874 kwanzas contra os anteriores 578.928 kwanzas, anunciou, sexta-feira(5), em Luanda, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, atletas de várias modalidades de luta, no Palácio Presidencial, tendo manifestado satisfação com a conquista de 67 medalhas nos campeonatos africanos de Jiu-jitsu, Judo e Lutas.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.