Sociedade

Cerca de 90 mil agentes mobilizados para o Censo Geral da População

Alberto Quiluta

Jornalista

Cerca de 90 mil agentes vão assegurar os trabalhos do Censo Geral da População e Habitação a realizar-se no próximo ano, em todo o país, avançou, ontem, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE).

03/06/2023  Última atualização 07H30
Director do INE, José Calengi, deu a conhecer que está a ser feita a actualização cartográfica de Angola © Fotografia por: Edições Novembro
"O Censo Geral da População e Habitação acontece a 19 de Julho de 2024, num período de aproximadamente 15 dias, mas, antes, é necessário que se desenvolvam determinadas actividades, com destaque para a preparação da actualização da cartografia”, disse José Calengi, durante um seminário que visou capacitar funcionários do INE, de modo a sensibilizar a população sobre os objectivos e a importância do recenseamento da população e habitação.

José Calengi explicou que estão a ser criadas as condições humanas, materiais e logísticas para que o Censo Geral da População e Habitação atinja os objectivos preconizados.    

O director-geral do Instituto Nacional de Estatística acrescentou que os custos do censo de 2024 vão ser menores em relação ao de 2014, devido às novas tecnologias.

 

Censo Digital

O recenseamento de 2024 é considerado como o Censo Digital, segundo o director-geral do Instituto Nacional de Estatística. "Vamos trabalhar com Tablets, com vista a tornar o processo mais rápido e seguro, bem como impedir os constrangimentos de 2014”.

Segundo José Calengi, o Censo Digital vai facilitar a recolha de informações, que chegam de forma automática à base de dados.

 

Censo Piloto

O director-geral do Instituto Nacional de Estatística deu a conhecer que está a ser feita a actualização cartográfica, para a realização do Censo Piloto, a 19 de Julho deste ano, nas províncias de Luanda, Bengo, Cuando Cubango, Lunda-Norte, Bié, Huíla e Cunene.

Para o Censo Piloto, acrescentou, cada província vai contar, numa primeira fase, com sete agentes, a serem reforçados com mais três ou quatro, em função da evolução do processo de preparação.

"O Censo Piloto não será realizado em toda a extensão de cada província seleccionada, vamos escolher dois municípios e uma comuna em cada um deles para a realização do processo e a partir desta base poderemos trabalhar para a definição dos custos e equipas e fecharmos o questionário e todos aspectos técnicos”, explicou.

O representante residente do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Mady Baye, disse que a instituição está a trabalhar com o Governo na preparação do Censo Geral da População e Habitação.

Mady Baye defendeu a necessidade de os órgãos de comunicação social reforçarem a divulgação do processo, para que a população seja informada sobre os objectivos e importância do Censo Geral da População e Habitação.   

O seminário contou com a participação de membros do Executivo, representantes de Organizações Não-Governamentais e da sociedade civil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade