O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), chegado, ontem, à nossa Redacção, dá conta que cerca 35 por cento das raparigas angolanas teve gravidez não intencional.
Segundo o relatório do FNUAP sobre a gravidez não intencional, sob o lema "Ver o invisível, crise negligenciada de gravidez não intencional”, mais de 60 por cento das gravidezes não intencionais terminam em aborto.
Estima-se que aproximadamente 45% de todos os abortos são inseguros, causando 5 a 13 por cento de todas as mortes maternas, tendo assim um grande impacto na capacidade do mundo para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O relatório pioneiro "Ver o invisível” defende o reforço de acções contra a negligência em relação à gravidez não intencional e adverte que a crise dos direitos humanos tem consequências profundas para as sociedades, entre as mulheres, raparigas e para a saúde global.
Lê-se no relatório que, a nível mundial, quase metade de todas as gravidezes são involuntárias, um número assustador de 121 milhões por ano.
Segundo a directora executiva do FNUAP, Natália Kanem, os números impressionantes de gravidezes não intencionais representam um fracasso global na defesa dos direitos humanos básicos das mulheres e raparigas.
"Metade de todas as gravidezes no mundo são não intencionais, para as mulheres e raparigas afectadas a escolha mais transformadora da vida – engravidar ou não - não é uma escolha deliberada”, assegurou.
A directora executiva do FNUAP disse que, a nível do globo, estima-se que 257 milhões de mulheres que querem evitar a gravidez não estão a utilizar métodos contraceptivos seguros e modernos e quase um quarto de todas as mulheres não são capazes de dizer não ao sexo.
Acrescentou que o relatório tem a responsabilidade de agir e mostrar a facilidade com que os direitos mais fundamentais das mulheres e das raparigas são impulsionados para o esquecimento em tempos de paz e no meio da guerra.
Apela ainda aos decisores e aos sistemas de saúde para que deem prioridade à prevenção de gravidezes não intencionais, melhorando a acessibilidade, aceitabilidade, qualidade e variedade da contracepção e expandindo grandemente a qualidade dos cuidados de saúde e a informação de qualidade em saúde sexual e reprodutiva.
Exorta ainda aos decisores, políticos, líderes comunitários e todos os indivíduos a apoiarem o empoderamento de mulheres e raparigas, para tomarem decisões assertivas sobre sexo, contracepção e maternidade, de modo a fomentarem as sociedades que reconheçam o seu pleno valor.
Deste modo, as mulheres e raparigas poderão contribuir plenamente para a sociedade e terão as ferramentas, informação e poder para fazer esta escolha fundamental - ter ou não ter filhos - para si próprias.
O relatório sobre o Estado da População Mundial é a publicação anual emblemática do FNUAP. É publicado anualmente, desde 1978, e aborda questões emergentes no domínio da saúde sexual e reprodutiva, dos direitos conexos, trazendo-as para o domínio público, de forma a explorar os desafios e oportunidades presentes para o desenvolvimento internacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.