Sociedade

Cerca de 1.300 casos de cancro registados anualmente no país

Alexa Sonhi

Jornalista

Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

05/02/2023  Última atualização 07H40
Centros oncológicos têm atendido milhares de pacientes angolanos em tratamento © Fotografia por: Edições NovembRo

O relatório destaca que o cancro da mama lidera a lista com 20,5 por cento, seguido o do colo do útero com 16,5 por cento e da próstata com 5 por cento.

Ontem, assinalou-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, e este ano, a celebração da efeméride visou mais uma vez, desmistificar algumas das ideias pré-concebidas do cancro e informar sobre os factos reais da doença.

O Ministerio da Saúde lembrou, num documento de imprensa, que os números reforçam  importância de se aumentar as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, no seu todo.

Para o Ministério da Saúde, a premissa é de a população ter o poder de reduzir o impacto potencial do cancro.

A doença

O cancro é o crescimento descontrolado das células ou tecidos malignos e a sua disseminação para outros órgãos ou não.

Pode ocorrer por causas naturais, adquiridas ou mesmo hereditárias. Em 2019, cerca de 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo, morreram vítimas de cancro. Deste número, quatro  milhões tinham idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos.

Estima-se, também, que 1,5 milhão de mortes anuais por cancro deveriam ser evitadas com medidas adequadas,  se fossem  adoptados comportamentos ou estilos de vida mais saudáveis desde alimentação regrada, prática de exercícios físicos e evitar o uso do tabagismo e de álcool.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade