Feliciano Neto, oito anos, faleceu no dia 31 de Julho último, vítima de agressão física com objectos contundentes, protagonizado supostamente por um vizinho, também menor de idade.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Os centros e lares de acolhimento a nível do país vão, a partir de agora, estar conectados através de um software integrado, um sistema que vai permitir a melhor gestão, controlo, entradas, saídas e outras movimentações das crianças.
Alcina Kindanda assegurou, igualmente, que fortalecer as famílias em situação de vulnerabilidade é tarefa dos servidores públicos em conjunto com outros órgãos da Administração do Estado.
"É nossa missão levar os serviços junto das famílias e trabalhar para evitar que essas tenham necessidade de internar os filhos ou abandoná-los”, disse.
Às direcções municipais da Acção Social aconselhou a inspeccionarem, regularmente, os centros e lares, para constatar a veracidade das informações produzidas no sistema.
A problemática da criança em Angola, sublinhou, apresenta várias facetas preocupantes que, na sua "maioria, requer espírito de entrega, profissionalismo e comprometimento com a causa na procura de soluções”.
De acordo com a responsável, a capacitação dos técnicos dos centros de acolhimento, direcções municipais, provinciais e do Instituto Nacional da Criança (INAC) é um passo essencial para operacionalizar este novo sistema.
Actualmente, salientou, os centros de acolhimento a nível do país garantem a protecção institucional de 6.104 crianças, espalhadas em 112 centros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.
O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, participa, hoje e terça-feira, no workshop sobre a iniciativa Pathfinding Ending Violence Against Children, que decorre, em Genebra, na Suíça.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) promove uma sessão de consultas aeronáuticas, nos dias 11 e 12 deste mês, em Luanda, onde decorrerá a assinatura do acordo bilateral de serviços aéreos entre Angola e Moçambique, soube, hoje, o JA Online.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.