O Governo arrecadou 18,2 milhões de dólares com a venda, sexta-feira, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a Sodiam.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Centro Tecnológico Digital de Angola começou a ser construído ontem, no município de Cacuaco, em Luanda, com o lançamento da primeira pedra.
Localizado na Estrada Nacional Nº 100, a infra-estrutura vai ocupar uma área de 320 metros /120 metros, que permite perspectivar a ampliação do imóvel numa segunda fase.Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva do Grupo Raxio, Robert Mullins, considerou o momento de "muito especial para a instituição" e determinante "na escolha de parceiros a nível de desenhos arquitectónicos e de execução do projecto", por se tratar de um centro de classe mundial em Angola.
Segundo o investidor, o novo empreendimento é de capital importância para o desenvolvimento económico regional, pois contempla vários centros de dados a serem construídos em várias regiões do continente africano, particularmente no Uganda, onde já se encontra a operar, há um ano e meio, e na Etiópia prevê-se a sua abertura no final do presente ano.
Robert Mullins deu a conhecer que a República Democrática do Congo (RDC), Moçambique e a Costa de Marfim também serão contemplados com projectos semelhantes, que já se encontram em construção e com conclusão prevista para 2024. As obras do centro na Tanzânia só deverão arrancar no final do ano em curso.
"Como
sucede em todas as instalações do
Grupo Raxio, Angola está a ser
desenvolvida com base nas regras universais de sustentabilidade, conduzindo a
um impacto positivo através da criação directa e indirecta de empregos para
quadros qualificados. Projectamos uma instalação com os padrões internacionais mais elevados
do ponto de vista tecnológico ambiental.
Mais-valia
O administrador do Distrito Sede do Cacuaco, Adão Pacheco, em representação do titular Auzilio Jacob, considerou que com a construção deste Centro Tecnológica Digital na sua circunscrição, o país, a província de Luanda e o município de Cacuaco, em particular, ganham muito, já que é a primeira em Angola e sétima em África.
O presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento e Promoção das Exportações ( AIPEX), Lello Francisco, representantes das missões diplomáticas dos Estados Unidos e da França e autoridades tradicionais presenciaram o evento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
A agricultura familiar é responsável por 82 por cento da produção nacional, segundo o Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, apresentado na segunda Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.