Sociedade

Centro médico do Liangongo reforçado com medicamentos

Daniel Benjamim | Luena

Jornalista

Vários kits de medicamentos foram entregues ao centro médico da comuna de Liangongo, município do Leua, na província do Moxico, para melhorar a assistência à população.

21/03/2023  Última atualização 08H28
População deixa de ter necessidade de se deslocar ao Leua © Fotografia por: DR

O director do centro médico de Liangongo, Salomão Capoco, que recebeu, de forma simbólica, os medicamentos entregues pelo governador Ernesto Muangala, disse que a população já não tem necessidades de percorrer mais de 30 quilómetros, até a sede do município, em busca de assistência médica e medicamentosa.

 Deu a conhecer que a unidade sanitária precisa de, pelos menos, mais nove técnicos de saúde. "Temos apenas nove enfermeiros na comuna, número bastante insignificante, tendo em conta os pacientes que diariamente procuram pelos serviços deste centro médico”. 

 Garantiu que todas as áreas de serviço, como a de Medicina, Pediatria e Ma-ternidade, estão em pleno funcionamento.

 O centro médico de Liangongo tem capacidade para internar 15 pacientes. A malária e doenças diarreicas e respiratórias agudas são as patologias mais frequentes na região.

 Salomão Capoco aproveitou a ocasião para solicitar uma ambulância, para que a transferência de doentes em estado grave deixe de ser da responsabilidade dos familiares.

 Por outro lado, o director da Educação, Inácio Augusto, fez saber que, no presente ano lectivo, foram matriculados 10.853 alunos, sendo sete mil para o ensino primário e os restantes no primeiro e segundo ciclos.

 As aulas são ministradas por 243 professores, em 136 salas de construção definitiva, sendo necessários mais 150 professores e 30 salas de aula, para inserir as 3.453 crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade