Sociedade

Centro médico do Chiweca volta a atender os pacientes

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

O Centro médico do bairro do Chiweca, sul da cidade de Cabinda, paralisado há dois anos para obras de reabilitação, voltou ao funcionamento normal.

08/04/2024  Última atualização 11H19
Moradores da sede municipal de Cabinda contam, desde o fim-de-semana, com uma unidade sanitária, totalmente reabilitada © Fotografia por: António Soares|Edições Novembro|Cabinda

O centro, colocado à disposição dos moradores daquela circunscrição administrativa do município sede (Cabinda) e não só, foi reinaugurado por ocasião dos festejos do 4 de Abril, Dia Paz e da Reconciliação Nacional, e a sua reabilitação custou aos cofres do Estado 317 milhões de kwanzas, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O projecto de reabilitação do Centro Médico do Chiweca circunscreveu-se, sobretudo, em obras de ampliação e requalificação do imóvel, passando assim a uma unidade sanitária de referência, com mais serviços médicos especializados. 

Com isso, o centro passou a dispor de três enfermarias, com capacidade para internar 35 pacientes, serviços de gineco-obstetrícia, pequena cirurgia, raio X, sala de parto, laboratório, puericultura e ecografia.

 
Facilidades

A governadora Mara Quiosa destacou a importância da infra-estrutura, que com a adequação a um nível de referência e com inclusão de muitos serviços médicos, vai facilitar a vida de muitas famílias que antes procuravam por serviços de especialidade noutras zonas.   

A expansão dos serviços de saúde, continuou Mara Quiosa, vai salvar muitas vidas, por encurtar a distância que muitos percorriam em busca de assistência médica e medicamentosa.

Para a governadora, os equipamentos de ponta instalados no centro médico vão facilitar a pesquisa e a obtenção de bons diagnósticos. "Ficam para o passado os constrangimentos vividos pela população nessa área”.

Entre as novas valias do centro, a governadora destacou os serviços de imagiologia, ecografia e de análises de bioquímica, por serem pressupostos técnicos que vão trazer outra dinâmica profissional.

A governadora apelou, ainda, à população beneficiária para cuidar bem desta infra-estrutura.

 
Reabilitação            

Além do Centro Médico do Chiweca, a governadora também foi inaugurar a ponte sobre o rio Lucola, uma infra-estrutura rodoviária que passa a interligar a localidade de Ikazu a Cabassango, facilitando a circulação de pessoas e bens entre as zonas sul e norte da cidade de Cabinda.

A ponte, construída em dois anos pela empreiteira portuguesa Mota-Engil-Angola, custou aos cofres do Estado 2 mil milhões de kwanzas e tem uma capacidade de carga estimada em 30 toneladas por eixo.

A ponte pode ainda suportar uma carga distribuída uniformemente de até 900 quilogramas por metro quadrado e 60 toneladas por eixo de veículos especiais.   

A infra-estrutura tem 72 metros de comprimento, 13,4 de largura, duas faixas de rodagem de 3,5 metros, passeios e bermas nos dois sentidos.

Durante a inauguração, a governadora Mara Quiosa reafirmou o compromisso do Executivo na criação de infra-estruturas rodoviárias condignas, que garantem uma melhor mobilidade de pessoas e bens.   

Para Mara Quiosa, a ponte, denominada "28 de Maio” é uma obra que não apenas conecta duas margens, mas também simboliza a conexão entre pessoas.

"É um símbolo de esperança num futuro mais promissor, por facilitar a circulação de pessoas e mercadorias e, assim, o desenvolvimento económico”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade