Economia

Centro de Energia Renovável garante consumo abaixo custo

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

O Centro Regional de Energia Renovável e Eficiência Energética da África Central (CEREEAC), inaugurado, sexta-feira, em Luanda, vai ser gerido, durante os próximos cinco anos, com um orçamento de nove milhões de Euros, garantindo um consumo abaixo custo.

11/03/2023  Última atualização 10H00
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, depois do corte da fita para a inauguração da infra-estrutura.

Baptista Borges revelou que um ano após do lançamento para construção, ergueu-se uma nova infra-estrutura que custou aos cofres de Estado cerca de 200 mil dólares,  que serviram para recuperar as instalações da GAMEK que estavam parcialmente abandonadas.

Destacou que a África Central é uma região que integra 11 países, nomeadamente, Angola, Burundi, Camarões, Tchad, República do Congo, República Democrática do Congo, Gabão, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, República Centro-Africana e Ruanda.

Estes países, referiu, estão localizados numa zona rica em recursos energéticos, constituídos pela água, sol e a biomassa. Além de terem uma população  aproximada a 200 milhões de habitantes.

O ministro revelou que em relação ao consumo de energia, a taxa de acesso é em média, abaixo dos 40 por cento.

E o que se pretende, prosseguiu, é utilizar os recursos renováveis para se combater a pobreza energética, fazer com que a energia seja produzida com custos baixos, sem poluir o ambiente, podendo chegar às zonas rurais ou comunidades sem acesso à fonte de energia.

Explicou que o centro vai trazer benefícios, como a partilha de conhecimentos entre os países que integram a comunidade, formar, capacitar técnicos angolanos e de outros países.

"Pretendemos tornar mais inclusivo o acesso á energia renovável, principalmente no campo, como também fazer com que o processo de electrificação seja mais rápido” assegurou.

Em termos de custos, o ministro referiu que não existe ainda um orçamento significativo para a manutenção do centro, que neste momento é suportado pela comunidade do CEAC.

O Executivo teve a responsabilidade de ceder as instalações e manter a segurança, mas o grosso do orçamento é proveniente da CEEAC e de fontes doadores de diversos países.

Na ocasião, o presidente da Comissão da Comunidade Económica da África Central (CEAC), Gilberto da Piedade Veríssimo, destacou que as outras sete regiões de África já têm um centro de energia renováveis, faltava apenas a região central, que felizmente foi instalado em Angola.

Explicou que a razão do centro ter sido instalado no país, foi em função de Angola ter o melhor projecto de energias renováveis instalado da região.

Sublinhou que o centro vai fazer com que a região central deixa de emitir dióxido de carbono para a atmosfera. "É uma grande oportunidade para os cientistas e inventores catalogarem os seus projectos, além de terem também a função de procurar financiamentos ligados à energia”, destacou.

O presidente do CEAC revelou que para a implementação dos estudos, foi financiado pela Áustria, um valor de 500 mil Euros.

 

Centro localizado na GAMEK

A área operacional do centro está localizada no bairro da GAMEK, no município de Viana, a cerimónia de inauguração contou com a presença de embaixadores dos Estados membros da Comunidade acreditados em Angola (Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Congo, Congo RD, Gabão, Guiné Equatorial, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Tchad).

Estiveram também presentes parceiros estratégicos da ECCAS, com destaque ao Reino Unido, IRENA, BAD, Delegação da União Europeia, China, Consulado da República da Áustria em Luanda, Embaixadas dos Estados Unidos e do Japão e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

O centro é uma instituição especializada da Comunidade Económica da África Central (CEEAC), cuja missão é assegurar a coordenação de implementação da política sobre energias renováveis e eficiência energética, assim como promover a criação de um mercado integrado e inclusivo para produtos e serviços afins.

Uma das vantagens do centro para Angola, é o aprofundamento das relações de cooperação na área técnica e sócio-económica, no domínio de energia renovável com os Estados da CEEAC, bem como o aumento de produção de electricidade proveniente de fontes renováveis, bem como da interligação das linhas eléctricas nos respectivos territórios, a electrificação transfronteiriça das localidades e dos aglomerados.

O centro vai ainda facilitar a estreita cooperação e as relações de vizinhança entre os Estados-Membros, mediante o desenvolvimento de infra-estruturas que vão impulsionar as actividades económicas dos mesmos e contribuir igualmente para o fortalecimento das relações de amizade existentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia