Sociedade

Centro de Controlo de Satélites é inaugurado na sexta-feira

O Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado na zona da Funda, província de Luanda, é inaugurado na sexta-feira, segundo uma comunicação oficial divulgada pela Angop.

22/01/2023  Última atualização 07H09
© Fotografia por: DR

De acordo com a agência de notícias angolana, a infra-estrutura seria aberta, inicialmente, na segunda-feira próxima, mas por razões de calendário levaram ao adiamento do acto para terça-feira e, posteriormente, para a próxima sexta-feira, dia 27.

A inauguração do centro decorre no âmbito da Estratégia Espacial Nacional e após o lançamento, em órbita e com sucesso, do Angosat-2.

O empreendimento foi construído numa superfície total de 6.617 metros quadrados e tem 47 compartimentos devidamente apetrechados com meios técnicos e tecnológicos.

O Centro de Controlo e Missão de Satélites é uma infra-estrutura inteligente com múltiplas vantagens de engenharia, capazes de garantir o acompanhamento, monitoramento e a exploração de satélites.

O Angosat-2 é um satélite  angolano, lançado no dia 12 de Outubro de 2022, no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, e está em órbita na posição 23E.

Com altas taxas de transmissão de dados, o Angosat-2 foi desenhado e construído com a participação e dedicação directa de especialistas russos e angolanos, e tem a capacidade para cobrir, através da Banda - C, todo o continente africano e parte significativa do Sul da Europa.

O satélite vai contribuir para a excelente e moderna fonte de geração de receitas, uma vez que oferece cobertura a uma parte significativa do continente  africano  e  europeu, e contribuir, grandemente, para a diminuição da exclusão digital de Angola e dos angolanos, bem como de África.

O Angosat-2 vai, ainda, ajudar, significativamente, na expansão dos serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas do país a preços competitivos, garantir maior desenvolvimento da tele-medicina, de serviços de educação à distância, apoio directo à actividade agrícola, a nível nacional.

A criação de oportunidades de emprego em áreas ligadas à tecnologia espacial, como exemplo, manutenção e instalação de antenas VSAT, e a autonomia do país no processo de desenvolvimento e operação de equipamentos, abrindo novos cenários para os profissionais e empresas do sector Aeroespacial, constam, igualmente, dos propósitos deste satélite angolano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade