O desabamento na madrugada deste sábado de um edifício de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, não causou, até ao momento, nenhuma morte ou feridos, segundo o mais recente balanço das autoridades.
Mais de 250 efectivos das forças de defesa e segurança e diversos meios estão mobilizados no local onde desabou, na madrugada deste sábado, o prédio número 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado na zona da Funda, província de Luanda, é inaugurado na sexta-feira, segundo uma comunicação oficial divulgada pela Angop.
De acordo com a agência de notícias angolana, a infra-estrutura seria aberta, inicialmente, na segunda-feira próxima, mas por razões de calendário levaram ao adiamento do acto para terça-feira e, posteriormente, para a próxima sexta-feira, dia 27.
A inauguração do centro decorre no âmbito da Estratégia Espacial Nacional e após o lançamento, em órbita e com sucesso, do Angosat-2.
O empreendimento foi construído numa superfície total de 6.617 metros quadrados e tem 47 compartimentos devidamente apetrechados com meios técnicos e tecnológicos.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites é uma infra-estrutura inteligente com múltiplas vantagens de engenharia, capazes de garantir o acompanhamento, monitoramento e a exploração de satélites.
O Angosat-2 é um satélite angolano, lançado no dia 12 de Outubro de 2022, no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, e está em órbita na posição 23E.
Com altas taxas de transmissão de dados, o Angosat-2 foi desenhado e construído com a participação e dedicação directa de especialistas russos e angolanos, e tem a capacidade para cobrir, através da Banda - C, todo o continente africano e parte significativa do Sul da Europa.
O satélite vai contribuir para a excelente e moderna fonte de geração de receitas, uma vez que oferece cobertura a uma parte significativa do continente africano e europeu, e contribuir, grandemente, para a diminuição da exclusão digital de Angola e dos angolanos, bem como de África.
O Angosat-2 vai, ainda, ajudar, significativamente, na expansão dos serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas do país a preços competitivos, garantir maior desenvolvimento da tele-medicina, de serviços de educação à distância, apoio directo à actividade agrícola, a nível nacional.
A criação de oportunidades de emprego em áreas ligadas à tecnologia espacial, como exemplo, manutenção e instalação de antenas VSAT, e a autonomia do país no processo de desenvolvimento e operação de equipamentos, abrindo novos cenários para os profissionais e empresas do sector Aeroespacial, constam, igualmente, dos propósitos deste satélite angolano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCerca de 11 horas após o desabamento de um edifício de seis andares na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, continuam os trabalhos de remoção dos escombros, sem registo de mortes, informou, há instantes, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos.
A falta de manutenção e alterações que impactaram no tempo de vida útil da estrutura, foram apontadas hoje como as causas do desabamento do edifício 41, ocorrido na madrugada deste sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, pelo engenheiro de construção civil, Edmundo Sapalalo.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Uma possível “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a perda de capacidade de suporte do solo de fundação” pode estar na causa do desabamento na madrugada deste sábado, do prédio 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, de acordo com o proprietário do edifício (FUNDINVESTE).
O desabamento na madrugada deste sábado de um edifício de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, não causou, até ao momento, nenhuma morte ou feridos, segundo o mais recente balanço das autoridades.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
Os testes psicotécnicos Online para o acesso ao Concurso Público na Administração Geral Tributária (AGT), antes agendado para este sábado, 25, foram adiados por "razões de natureza técnica e operacional", informou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
Mais de 150 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros trabalham, neste momento, para encontrar eventuais vítimas nos escombros do edifício 41 que desabou na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Um futebolista que joga em França, nascido em Cacuaco, fora de Luanda, decide jogar pela República Democrática do Congo (RDC), porque o seu pai é congolês. Esta atitude suscita intensas críticas por parte de Angola; muitos sentem que o jogador em questão traiu a sua pátria por jogar para outra nação. Os ataques de jingoísmo e de manifestações de patriotismo são impressionantes!