Cultura

Centro Cultural Kilamba volta à animação musical

Analtino Santos

Jornalista

Suzanito, Eddy Tusa, Lolito da Paixão, acompanhados pelos Kiezos e a Banda Movimento, animaram a tarde de ontem no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, em Luanda.

22/05/2023  Última atualização 10H14
Suzanito recordou Nick numa tarde com os entusiastas da música angolana que invadiram a pista © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Os convivas viveram  momentos memoráveis em que os sucessos de Nick, Bangão e Mamukeuno estiveram em alta, fruto dos instrumentistas e dos Kiezos, conjunto cujo nome significa "vassouras”, e da Banda Movimento, uma formação que movimenta a música de matriz angolana. Houve quem afirmasse que as "vassouras movimentaram a Catedral do Semba”.

O Conjunto Os Kiezos foi o primeiro no palco, numa tarde em que voltaram a acompanhar Suzanito. O músico famoso por interpretar "Avô Kumbi”, "Zungulube” e outros que consagraram Nick como um dos artistas que marcou a década de 1990 do século passado.

Com o jovem baixista, Reginaldo como mais novo integrante dos Kiezos a conquistar a simpatia dos seguidores do conjunto, Zé Manico e Manuelito foram os vocalistas que recordaram sucessos dos Kiezos que teve em palco Hildebrando Cunha (solo), Gegé Faria (ritmo), Habana Mayor (congas), Tony Samba (teclados) e Sabino (bateria).

Eddy Tussa e Lolito da Paixão recordaram sucessos da música angolana e alguns temas autorais com o suporte da Banda Movimento. Mister Kim e Massoxi provaram a faceta ao revisitar canções de outros artistas, neste caso dos homenageados Bangão e Mamukueno.

Este ano o projecto arrancou a 13 de Março com Calabeto, Augusto Chacaya, Fiel Didi, Robertinho e a Banda Movimento

"Muzongué da Tradição” é um programa que arrancou em Fevereiro de 2007, com o objectivo de promoção, divulgação e valorização da música angolana. Pioneiro na realização deste conceito de evento que teve na fase inicial a parceria da Rádio Nacional de Angola com o projecto Caldo do Poeira. O Centro Recreativo e Cultural Kilamba foi inaugurado a 20 de Dezembro de 2002, antes conhecido como Salão Maria das Escrequenhas e Rebita Dr. António Agostinho.

Ao longo da sua existência, as principais referências da música angolana passaram ou foram homenageadas como Teta Lando, Lourdes Van-Dúnen, Ma-mukueno, Zecax, Zé Keno, Bangão, Chico Montenegro, André Mingas, Bonga, Joãozinho Morgado, Botto Trindade, Elias Dya Kimuezo, entre outros.

Com uma vasta programação cultural na primeira década de existência, o es-paço teve como gestores culturais Carlos Flores "Cabé” e Sabú Guimarães, ambos já falecidos.

Fora  das actividades ligadas aos espectáculos musicais como "Farrar ao Antigamente” e "Show à Sexta-Feira”, promoveu debates coordenados pelo escritor e etnomusicólogo Jorge Macedo e exibição de peças  de teatro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura