O saxofonista e flautista, Tanny Sax, pseudónimo de Tanico Cussomba Carlos, faz o concerto de estreia, quinta-feira, no Museu de História Natural, sob a chancela do Atelier D'Artes Lucengomono, soube, hoje, o JA Online.
A 9.ª edição do festival de arte Dream City, a decorrer em Tunis, na Tunísia, desde 29 a 8 de Agosto, apresenta uma incursão até à história do reino do Congo, com a obra "Missa Luba" do fotógrafo congolês Sammy Baloji.
Suzanito, Eddy Tusa, Lolito da Paixão, acompanhados pelos Kiezos e a Banda Movimento, animaram a tarde de ontem no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, em Luanda.
Os convivas viveram momentos memoráveis em que os sucessos de Nick, Bangão e Mamukeuno estiveram em alta, fruto dos instrumentistas e dos Kiezos, conjunto cujo nome significa "vassouras”, e da Banda Movimento, uma formação que movimenta a música de matriz angolana. Houve quem afirmasse que as "vassouras movimentaram a Catedral do Semba”.
O Conjunto Os Kiezos foi o primeiro no palco, numa tarde em que voltaram a acompanhar Suzanito. O músico famoso por interpretar "Avô Kumbi”, "Zungulube” e outros que consagraram Nick como um dos artistas que marcou a década de 1990 do século passado.
Com o jovem baixista, Reginaldo como mais novo integrante dos Kiezos a conquistar a simpatia dos seguidores do conjunto, Zé Manico e Manuelito foram os vocalistas que recordaram sucessos dos Kiezos que teve em palco Hildebrando Cunha (solo), Gegé Faria (ritmo), Habana Mayor (congas), Tony Samba (teclados) e Sabino (bateria).
Eddy Tussa e Lolito da Paixão recordaram sucessos da música angolana e alguns temas autorais com o suporte da Banda Movimento. Mister Kim e Massoxi provaram a faceta ao revisitar canções de outros artistas, neste caso dos homenageados Bangão e Mamukueno.
Este ano o projecto arrancou a 13 de Março com Calabeto, Augusto Chacaya, Fiel Didi, Robertinho e a Banda Movimento
"Muzongué da Tradição” é um programa que arrancou em Fevereiro de 2007, com o objectivo de promoção, divulgação e valorização da música angolana. Pioneiro na realização deste conceito de evento que teve na fase inicial a parceria da Rádio Nacional de Angola com o projecto Caldo do Poeira. O Centro Recreativo e Cultural Kilamba foi inaugurado a 20 de Dezembro de 2002, antes conhecido como Salão Maria das Escrequenhas e Rebita Dr. António Agostinho.
Ao longo da sua existência, as principais referências da música angolana passaram ou foram homenageadas como Teta Lando, Lourdes Van-Dúnen, Ma-mukueno, Zecax, Zé Keno, Bangão, Chico Montenegro, André Mingas, Bonga, Joãozinho Morgado, Botto Trindade, Elias Dya Kimuezo, entre outros.
Com uma vasta programação cultural na primeira década de existência, o es-paço teve como gestores culturais Carlos Flores "Cabé” e Sabú Guimarães, ambos já falecidos.
Fora das actividades ligadas aos espectáculos musicais como "Farrar ao Antigamente” e "Show à Sexta-Feira”, promoveu debates coordenados pelo escritor e etnomusicólogo Jorge Macedo e exibição de peças de teatro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO romancista sírio Khaled Khalifa, autor de vários romances que o colocaram entre os autores contemporâneos mais reconhecidos do seu país, morreu no sábado à noite em Damasco, aos 59 anos, disse fonte próxima da família à AFP.
A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
As obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.