Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O Centro Cultural Chiloango, em Cabinda, vai beneficiar de obras de restauração, dentro de dias, para torna-lo mais acolhedor e financeiramente rentável, confirmou o secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André.
Segundo o responsável máximo da Cultura na província, a realização de espectáculos bem como de outras actividades estão quase que condicionadas no Centro Cultural Chiloango, devido ao estado de degradação em que o mesmo atingiu, com destaque para o telhado que provoca infiltrações de água no seu interior causando danos às infra-estruturas do imóvel.
Ernesto Barros André não indicou a data para o arranque das obras, mas segundo apurou o Jornal de Angola, caso venham a acontecer será a terceira intervenção que o Centro Cultural Chiloango irá beneficiar, depois da primeira que aconteceu em 2003 e a segunda em 2014, tendo a última empreitada custado cerca de quinhentos mil dólares, num investimento do Governo da província de Cabinda, que incluiu para além da reabilitação total do imóvel, o apetrechamento técnico e tecnológico.
Outra dificuldade apontada por Ernesto Barros André, que condiciona o funcionamento normal do Centro Cultural Chiloango, tem a ver com o problema técnico derivado do estado obsoleto de mais de três mil rolamentos que garantem a movimentação automática de assentos (cadeiras) que se encontram encravados.
O Centro Cultural Chiloango é administrado pela secretaria provincial da Cultura, que segundo Ernesto Barros André não possui orçamento para suportar as despesas de manutenção do imóvel.
O responsável disse que para manter funcional o centro têm recorrido as verbas angariadas pelo aluguer do espaço para a realização de eventos de particulares naquele recinto.
"O Centro Cultural Chiloango não tem orçamento, funciona com os seus próprios recursos. A manutenção das infra-estruturas é muito dispendiosa. As receitas que arrecadamos são insuficientes para suportar as nossas necessidades”, lamentou.
O Centro Cultural Chiloango, que até em meados de 2002 era uma sala de espectáculos (cinema), de uma entidade privada, tornou-se depois da sua primeira reabilitação, em 2003, num espaço moderno e multidisciplinar, passando a acolher qualquer tipo de cerimónia, desde conferências, actividades culturais, banquetes incluindo casamentos e galas, que se tornaram as mais concorridas.
O Chiloango possui entre outras áreas de serviço, a comercial com dez lojas, três restaurantes e uma discoteca. Possui, igualmente, uma área de projecção de filmes e uma escola de música, com todos os equipamentos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.