Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
Mais 56 famílias receberam, este sábado, moradias na Centralidade Horizonte do Ndjelé, na cidade do Cuito, província do Bié, no âmbito do programa do Executivo de fomento habitacional, em curso no país.
A maior parte das moradias, mais de 90 por cento, foi entregue a jovens, na sequência de um sorteio realizado pelo Governo Provincial do Bié, no âmbito da distribuição dos últimos 379 fogos habitacionais da primeira fase da Centralidade Horizonte do Cuito, tendo em conta o número elevado de candidatos.
A vice-governadora do Bié para o Sector Político, Social e Económico, Alcida Camatele, que representou o Governo Provincial no acto de entrega formal das residências, disse, ao Jornal de Angola, que a adesão ao sorteio, em que estiveram inscritos mais de 12 mil cidadãos, demonstra a necessidade de se repensar as políticas para a habitação.
No entender da governante, deve-se optar por parcerias públicas ou privadas, na qual o Estado cria políticas juntamente com parceiros do sector privado da área de construção civil, para a elaboração de planos exequíveis, que levem a concretização do tão almejado, por muitos, "sonho da casa própria”.
Segundo Alcida Camatele, o sorteio, que decorreu ontem na cidade do Cuito, foi considerado transparente por parte de agentes de vários estratos da sociedade, nomeadamente igrejas, partidos políticos, entidades religiosas e tradicionais, associações juvenis e activistas políticos.
Alberto Nacuvambo, um dos contemplados, reconheceu a transparência do processo. "Foi o mais transparente possível. E não digo isso porque fui um dos felizardos, mas sim porque senti lisura durante o processo”.
Alberto Nacuvambo, de 39 anos, é farmacêutico de profissão e diz que, finalmente, vê um sonho, que durava há mais de 19 anos, tornar-se realidade.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.