Sociedade

Centralidade 5 de Abril ganha Posto Integrado de Registo

Maria Cavela | Moçamedes

Jornalista

Os residentes da Centralidade 5 de Abril e arredores da cidade de Moçâmedes, província do Namibe, já podem, desde ontem, socorrer-se do primeiro Posto Integrado do Registo de Nascimento, com capacidade de atribuir mais de 80 Bilhetes de Identidade (BI) por dia.

12/01/2022  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR
No  novo posto, inaugurado pelo administrador de Moçâmedes, José Carlos de Sá, estão disponíveis os serviços de registo de nascimento e óbito, renovação do BI e registo de automóveis. A instituição foi instalada na localidade, no quadro da aproximação dos serviços ao cidadão e por o bairro 5 de Abril ser o mais populoso da província do Namibe.

Em declarações à imprensa, o delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos, Wilson Vilengalenga, disse que a atribuição do posto na Centralidade 5 de Abril visou acabar com a pressão de trabalho e solicitações elevadas nas duas lojas de registo existentes na zona urbana da cidade de Moçâmedes e expandir o processo de massificação do registo civil nos bairros e comunas mais populosas.

O novo posto conta com sete técnicos, preparados para dar resposta às solicitações dos utentes, com possibilidades de emitirem mais de 80 Bilhetes de Identidade por dia. O responsável enalteceu o engajamento ministerial na expansão e promoção da atribuição da proximidade dos serviços de Justiça ao cidadão. Disse que a previsão da Delegação Provincial da Justiça e Direitos Humanos do Namibe é atribuir postos integrados de registo em outras zonas com maior afluência de habitantes.

A população residente manifestou satisfação pela atribuição do primeiro Posto Integrado de Registo na Centralidade que, há muito, esperava por serviços próximos da Justiça, além de outros em falta. "Gratidão é a única palavra que me vem, para expressar essa possibilidade de obter documentos sem percorrer longas distâncias, frisou Isaías Macunda Mila, o primeiro cidadão a tratar o BI.

Com o Posto Integrado do Registo de Nascimento e Atribuição do Bilhete de Identidade da Centralidade 5 de Abril, totalizam nove, as lojas que o município de Moçâmedes dispõe para os serviços públicos afins.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade