Regiões

Central híbrida triplica distribuição de energia na província da Huíla

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

A nova Central Híbrida de Chiange, localizada na cidade sede do município dos Gambos, triplicou a capacidade de produção e distribuição de energia eléctrica aos consumidores, informou, ontem, o director técnico do espaço, Carlos de Oliveira.

26/07/2022  Última atualização 10H19
© Fotografia por: DR

A central, inaugurada sábado último, pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, inclui grupos geradores e um sistema foto-voltaico, montados para aumentar a produção de energia de 500 a 1.800 kva, num investimento de 900 milhões de kwanzas, financiados pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Até a data da inauguração da central, os habitantes de Chiange eram abastecidos por um gerador que funcionava apenas de noite.

Para o administrador dos Gambos, Elias Sova, com a nova central os habitantes locais vão poder beneficiar de um maior fornecimento de energia eléctrica.

 

Investimentos

O governador da Huíla, Nuno Mahapi, anunciou a construção de uma linha de média tensão para levar a energia eléctrica a comuna da Chibemba.

Na localidade de Chiange, o governador inaugurou, também, um centro infantil,  assim como uma loja de registos, numa iniciativa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, para melhoria dos serviços de registo de nascimento e emissão dos Bilhetes de Identidade.

Nuno Mahapi Dala fez a entrega das novas instalações dos Serviços de Investigação Criminal, no Lubango.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões