Economia

Centena e meia de expositores confirmados na Feira da Banana

Edvaldo Lemos | Bengo

Jornalista

Mais de 150 expositores de 10 províncias confirmaram, até terça-feira, a participação na Feira da Banana de Produção Nacional, que é realizada nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no Mercado do Panguila, Dande, província do Bengo, declarou à imprensa o vice-governador para o sector Político, Social e Económico.

08/06/2023  Última atualização 11H03
Feira da Banana de Produção Nacional © Fotografia por: Arquivo
José Bartolomeu disse que a Sessão Extraordinária do Governo Provincial do Bengo que, na terça-feira, debateu aspectos da organização do certame, que decorre todos os anos no Panguila, concordou em que a feira deve decorrer nos dias assinalados do mês em curso, no Mercado do Panguila, conforme acontece todos os anos.

"Até agora, já confirmámos a participação de expositores de cerca de dez províncias e estamos a receber mais solicitações. Quanto ao local, não temos porque mudar: continuará a ser o Mercado do Panguila”, assegurou.

O vice-governador, que é o director-geral da Feira da Banana, garantiu que o evento está a ser preparado minuciosamente, com o objectivo de oferecer aos participantes e visitantes novidades e condições confortáveis. "Haverá várias novidades. A organização está a trabalhar e a seu tempo nos iremos pronunciar”, disse a respeito das inovações que o certame introduz, este ano.

Como para uma boa organização é preciso financiamentos seguros, José Bartolomeu declarou que não foram encontrados constrangimentos quanto ao capital necessário para a organização. "Estamos a trabalhar para que a edição deste ano da Feira da Banana decorra sem sobressaltos financeiros. Os nossos expositores são nacionais, mas estamos abertos para os estrangeiros interessados”, garantiu.

Esta é a primeira Feira da Banana a realizar-se depois de 2020, quando a organização do certame foi suspensa devido aos esforços institucionais adoptados para conter a propagação da pandemia da Covid-19. O Bengo provê, de forma isolada, uma oferta de mais de 1,1 milhões de toneladas de banana de mesa por ano de banana, segundo indicadores de 2022 disponibilizados pela Direcção Provincial da Agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia