Política

Censo piloto com resultados positivos

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

O director provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Cunene, José Pedro Jacinto, considerou positivos os dados recolhidos durante o Censo Piloto nas comunas de Mukulongondjo e Naulila, que permitiram a obtenção de amostras de agregados familiares e de habitações.

17/09/2023  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR

Ao falar na primeira reunião da Comissão Provincial de Apoio à Realização do Censo/2024, realizada sexta-feira, José Pedro Jacinto anunciou que se conseguiu, no quadro do Censo Piloto, realizado de 19 de Julho a 5 deste mês, obter dados necessários de agregados familiares e de edifícios nas comunas seleccionadas.

O responsável do INE disse que os trabalhos incidiram nas secções censitárias de 51 amostras para a comuna de Naulila, correspondente a 75 por cento, e 14 para Mukulongondjo, equivalente a 25 por cento.

José Pedro Jacinto afirmou que para as operações do Censo Piloto/2023, na província do Cunene, foram asseguradas por 70 recenseadores, destes 53 em Naulila e 17 no Mukulongondjo.

Segundo o responsável, em Junho de 2023 decorreu a formação da primeira equipa dos agentes cartógrafos, com 6 técnicos, preparados para o trabalho específico de actualizar o número de secções censitárias da província.

A coordenadora da Comissão Provincial de Apoio à Realização do Censo 2024, no Cunene, Gerdina Didalelwa, disse aos membros que é importante e urgente começar a trabalhar, pois ainda há tarefas por realizar, visando o Censo Geral.

Na perspectiva da também governadora do Cunene, o Censo Piloto serve para avaliar a capacidade dos meios tecnológicos a serem usados no Censo Geral do próximo ano, bem como definir o número de agentes a recrutar.

Para Gerdina Didalelwa, o Censo Geral 2024 vai permitir recolher informações de índole sócio-demográfica e económica, lembrando que, por via dele, será possível fazer, também, o levantamento do parque habitacional da província, dados considerados essenciais para o enriquecimento do acervo estatístico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política