Angola reforçou os laços bilaterais com a China depois de assinar um memorando de Entendimento no domínio da Cooperação Cultural soube, hoje, o JA Online, através de um comunicado.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chegou, esta segunda-feira, a Estocolmo, cidade da Suécia, onde participará da reunião sobre Consultas Políticas entre a República de Angola e o Reino da Suécia.
A Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação garante a existência de condições logísticas, através da disponibilização de meios aéreos, para se atingirem as zonas de difícil acesso na província da Lunda-Norte, com vista ao êxito do processo de recolha de dados.
A informação foi prestada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE), Leão Cazadi, que esclareceu estarem catalogadas áreas consideradas recônditas e de difícil acesso nos municípios de Xá-Muteba Lóvua, Lubalo e Capenda-Camulemba.
Entre as localidades identificadas, constam Kembo e Cassange-Calucala(Xá-Muteba ), aldeia Sapiri (Lóvua), incluindo algumas regedorias de Lubalo e Capenda-Camulemba.
O responsável do INE indicou que vão, igualmente, dar suporte à realização do Censo Geral da População e Habitação viaturas todo-o-terreno, como Kamazes e outros transportes pesados.
Leão Cazadi sublinhou que na logística que está a ser preparada figuram viaturas do Património do Estado utilizadas nas Eleições Gerais de 2022 e outras que deram suporte ao Censo-Piloto do ano passado. O INE, na Lunda-Norte, vai contar ainda com meios de transportes pertencentes aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) e outras a serem atribuídas pelo Gabinete Central do Censo.
Densidade
populacional
As projecções do Instituto Nacional de Estatística ( INE) indicam que, com a realização do Censo 2024, a densidade populacional da Lunda-Norte seja aproximadamente de um milhão 153 mil e 60 habitantes, contra os 862.566 do último recenseamento de 2014.
O chefe dos serviços provinciais do INE informou que a estatística do Censo Geral da População e Habitação de 2014 concluiu que os cidadãos do sexo masculino ocuparam 51,5 por cento do território da Lunda-Norte, contra os 48,5 da população feminina.
A confirmação da mesma tendência em relação aos dados, disse, vai depender dos resultados do trabalho dos agentes recenseadores de campo , sobretudo nos municípios de Cambulo, Lucapa, Cuango e Capenda-Camulemba, onde o garimpo ilícito de diamantes é intensao.
"A extracção ilícita de diamantes naquelas circunscrições motiva uma forte presença de estrangeiros, principalmente do sexo masculino, em situação migratória ilegal”, disse Leão Cazadi.
Em relação ao êxodo rural, o chefe dos serviços provinciais do INE esclareceu que vai prevalecer a tendência do último Censo, sobre um ligeiro aumento de habitantes nos centros urbanos, elevando para mais de 62,5 por cento.
Leão Cazadi explicou que os municípios de Chitato, Cuango, Lucapa e Cambulo são os mais populosos da província, com cerca de 60 por cento dos habitantes de todo o território da Lunda-Norte.
"Só em 2014, o Chitato tinha 195.136, Cuango 183.767, Lucapa 154.305 e Cambulo 120.127 habitantes, já o Lôvua é a localidade com menor número de pessoas, totalizando 13.033”, explicou.
O chefe dos serviços Provinciais do INE informou que o Censo Geral da População e Habitação, na Lunda-Norte, vai ser assegurado por 2.400 agentes de campo, repartidos em 528 equipas, constituídas por quatro elementos cada, com a coordenação de um supervisor.
Leão Cazadi disse que tudo está a ser feito para que o processo de recolha de dados arranque a 19 de Setembro sem sobressaltos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO acordo sobre a implementação, nos próximos três anos, dos dez pontos da parceria China - África e o anúncio do Governo chinês da disponibilização de um apoio financeiro aos países africanos no valor de 360 mil milhões de yuan (cerca de 51 mil milhões de dólares) são referenciados pelos jornalistas africanos, ainda presentes em Beijing, como sendo os aspectos relevantes das conclusões do 9.º Fórum de Cooperação sino-africana (FOCAC), realizado de 4 a 6 deste mês na capital asiática.
Os ideais do saudoso Presidente António Agostinho Neto, relacionados com a concretização dos anseios do povo, são fundamentos sólidos para a materialização da diversificação económica e alcance da segurança alimentar, considerou, ontem, em Ndalatando, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar.
O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, aprovou, por Despacho, uma despesa global avaliada em 285.001.708,46 dólares norte-americanos para as obras de concepção e construção da Barragem do Bero, na província do Namibe, no âmbito do Programa de Combate à Seca na Região Sul do país.
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por Despacho, a celebração dos acordos de crédito à exportação e crédito comercial entre Angola e a Société Générale, avaliados em 189. 988.694,00 euros, equivalentes em kwanzas a 194. 288.518.122,61, para financiar 85 por cento do montante do contrato comercial, com vista à materialização do projecto de implementação do Satélite de Observação da Terra, também conhecido por ANGEO-1.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.