Regiões

Cem mil famílias recebem apoio do programa Kwenda

Mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade foram cadastradas, no Cuanza-Sul, pelo Instituto de Desenvolvimento Local, afecto ao Fundo de Apoio Social (FAS), para beneficiarem do Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda).

22/05/2023  Última atualização 07H05
© Fotografia por: DR

Segundo a directora provincial do FAS, Carolina Sanito, do número de famílias cadastradas, 64 mil já beneficiaram de transferências monetárias, tendo sido entregues mais de quatro mil milhões de kwanzas. 

"O processo de transferências monetárias está a seguir um curso normal, permitindo a inclusão de famílias desfavorecidas, bem como a sua inserção em actividades geradoras de rendimentos”, disse.

Carolina Sanito lembrou que o Kwenda, no Cuanza-Sul, está a ser implementado em 12 comunas e 955 bairros dos municípios do Seles, Cassongue, Ebo e Quilenda.

Deu a conhecer que a maior parte das famílias cadastradas reside no município de Cassongue, acrescentando que a renda trimestral dos beneficiários é de 25.500 kwanzas, entregues de forma directa às famílias. 

O Kwenda, referiu, é uma iniciativa do Executivo angolano que visa apoiar famílias em situação de vulnerabilidade e comporta quatro componentes, nomeadamente transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da Acção Social e reforço do Cadastro Social Único.

A directora do FAS no Cuanza-Sul fez saber que, dos serviços de municipalização, se destaca a criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI), onde constam dados com informações sobre a pobreza.

O programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das famílias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões