Gente

Celebra o Dia da Libertação da África Austral em Paris

Para comemorar o dia 23 de Março, marcado como o Dia da Libertação da África Austral, Guilhermina Prata, a embaixadora de Angola na França, estendeu um convite caloroso aos seus colegas embaixadores dos países vizinhos para celebrarem juntos este momento histórico. E assim fizeram, com a presença confirmada dos embaixadores da África do Sul, Nathi Mthethwa; do Botswana, Mustaq Moorad; da República Democrática do Congo, Émile Ngoy Kasongo; e do Zimbabwe, Abigail Shoniwa.

25/03/2024  Última atualização 07H05
Celebraram o Dia da Libertação da África Austral © Fotografia por: DR
O evento não se limitou apenas aos diplomatas mencionados, atraindo também representantes de nove dos treze países membros da SADC, bem como da embaixadora de Angola na UNESCO, Ana Maria de Oliveira, enriquecendo ainda mais a celebração.

A noite foi marcada por momentos que se alternaram entre o solene e o festivo. Inicialmente, declarações políticas deram o tom formal ao evento. No entanto, o clima logo se transformou com o início das atracções artísticas, onde os convidados tiveram o prazer de apreciar uma exibição que celebrou a vasta diversidade cultural da região. Destaque para as danças angolanas, como a Kizomba, o Semba e a Rebita.

Neste último, a embaixadora Guilhermina Prata não hesitou em mostrar seus passos, acompanhada pelo professor Mário Jordão, que lidera uma escola de dança angolana em Paris. A República Democrática do Congo também deixou a sua  marca com a electrizante performance de uma banda de Rumba congolesa. Foi uma verdadeira festa africana em solo parisiense.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente