Política

Cazenga conta com oito empreitadas em execução

A administradora municipal adjunta para Área Técnica, Infra-estrutura e Serviços Comunitários do Cazenga, Madalena Fernando, informou, quinta-feira, em Luanda, que, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a circunscrição tem inscritos um total de 26 projectos.

03/02/2023  Última atualização 09H18
Cazenga conta com oito empreitadas em execução © Fotografia por: DR

O facto foi avançado durante a visita de constatação que serviu para avaliar o grau de execução das diferentes obras no município do Cazenga, com o Grupo Técnico para a Implementação do PIIM.

Madalena Fernando apontou que, dos 26 projectos, foram inaugurados 16, sendo que oito estão em fase de execução. O sector da Educação destaca-se com o maior número de projectos.

A responsável acrescentou que, nos próximos dias, na zona da Ilha da Madeira, será inaugurada uma escola do primeiro e segundo ciclos, com 12 salas de aula, pelo que já se encontra apetrechada.

No Bairro Bandeira, distrito urbano 11 de Novembro, as obras da escola estão paralisadas por conta de um litígio com o Banco Millenium Atlântico, tendo avançado que a estrutura está erguida e estão previstas 12 salas de aula.

"Esperamos que haja entendimento com o proprietário do espaço, pois o nível de execução das obras está bastante avançado para deixarmos em parte incerta”, perspectivou.

Madalena Fernando fez saber que foi anulado o projecto para a construção do mercado Comandante Ribeiro, no distrito urbano do Tala Hady, que vai dar lugar à construção do centro de saúde Maria Kaluanda, do distrito urbano do Cazenga, junto ao mercado do Asa Branca.

No que diz respeito ao pagamento das obras, a administradora municipal adjunta para Área Técnica, Infra-estrutura e Serviços Comunitários do Cazenga disse não haver atrasos no financiamento.

"As facturas foram remetidas a quem de direito, estamos a aguardar apenas pela aprovação da quota financeira e disponibilidade, para a sua execução”, explicou que as obras na Sétima Avenida neste momento encontram-se paralisadas porque o empreiteiro não cumpriu com os termos contratuais.

Por sua vez, avançou que tiveram de rescindir o contrato com a empresa encarregue pelos trabalhos. Todavia, segue-se um novo processo para a contratação de outra empresa, a fim de avançar com as obras.

Madalena Fernando disse ainda que quanto à zona da Sétima Avenida, a Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL), irá proceder à sucção das águas paradas e recolha de resíduos sólidos.

 

Outros projectos

A responsável referiu que para os próximos cinco anos o município do Cazenga tem a maior parte dos projectos voltados para a melhoria das vias de comunicação. Outro projecto está direccionado para as bacias de retenção das águas pluviais.

"O município do Cazenga tem nove bacias de retenção, contudo, no âmbito do PIIM foram intervencionadas duas, agora estão inscritas as das áreas da BCA, Catumbela e do tio Jingongo (Kalawenda)”, realçou.

Madalena Fernando avançou que também está prevista a construção de sede das administrações a nível dos distritos urbanos, bem como a requalificação do Cine Cazenga.

A responsável destacou que a prioridade é a melhoria das vias de comunicação para resolver grande parte dos problemas que afligem a comunidade.

O secretário de Estado para Acção Social, Lúcio Amaral, fez um balanço positivo após ter constatado o nível de execução das obras no Cazenga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política