Economia

Catumbela prevê vacinar seis mil cabeças de gado bovino em 45 dias

Júlio Gaiano | Lobito

Jornalista

A campanha de vacinação de gado bovino em curso no município da Catumbela, província de Benguela, prevê imunizar cerca de seis mil, das 12 mil cabeças catalogadas.

04/08/2024  Última atualização 10H07
Pecuaristas querem um efectivo ganadeiro mais saudável © Fotografia por: Edições Novembro

O acto de lançamento foi testemunhado por autoridades tradicional e entidades eclesiásticas e orientado pelo administrador municipal-adjunto para a área Técnica e Infra-estruturas, Arlindo Bonifácio Candolo, na comuna do Biópio.

Segundo o responsável, durante 45 dias de campanha, serão administradas as vacinas contra carbúnculo sintomático e hermética, dermatite nodular contagiosa e PPCB (Pleuropneumonia Contagiosa Bovina).

"Nesta ordem de ideia, pensamos implementar uma certa velocidade, para encurtar o tempo programado desta empreitada (...)”, sublinhou o administrador-adjunto da Catumbela.

Arlindo Candolo enalteceu a colaboração dos criadores de gado na facilitação do processo.

Por sua vez, o administrador comunal do Biópio, José Numalã Ekundi, garantiu tratar-se de um acto nobre e que visa robustecer a saúde da população bovina do município da Catumbela, com particular realce da sua jurisdição político-administrativa.

O facto de a comuna acolher a cerimónia inaugural, constitui para Numalã Ekundi, o reconhecimento do potencial agropecuário que representa no município, garantido a preservação da espécie na região.

"Aqui temos as condições naturais (capim e água) em quantidade suficiente para a reprodução da espécie. Afinal, não foi por acaso que foi escolhida a abertura do acto”, salientou.

O município da Catumbela, apesar do seu potencial agropecuário, grande parte da sua população dedica-se a actividades do comércio informal e da pesca artesanal. A agricultura intensiva (cana-de-açúcar) que, no passado recente, foi o ex-libris da região, deu lugar a pequenas lavouras de subsistência familiar, impactando negativamente na funcionalidade do parque industrial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia