A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
Um total de 122 mulheres em situação de vulnerabilidade foi integrado no Plano de Inclusão Social de Catadoras, durante o I trimestre deste ano, na província de Luanda, revelou a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Faustina Alves, que falava no acto de entrega de produtos reciclados às famílias em situação de vulnerabilidade para a "Inclusão Produtiva e Geração de Renda”, realçou que no referido período foram criados 27 pontos para o armazenamento e recolha de resíduos.
A ministra explicou que o plano está em concordância com a concretização do trabalho digno e enquadrado no Programa de Promoção de Género e Empoderamento da Mulher no Combate à Pobreza, alinhado no Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), com foco em actividades de reciclagem como empregos verdes.
"A questão da reciclagem tornou-se mais relevante no campo das políticas públicas, porque, além de contribuir para a economia de recursos naturais, representa uma alternativa económica às famílias de baixa renda na comercialização de materiais recicláveis”, sublinhou.
Faustina Alves lembrou ainda que, no país, a actividade de catadoras está na cadeia de valores, denominada economia circular, daí considerar como essencial à preservação ambiental.
A ministra revelou que, no ano transacto, o sector integrou um total de 34 mil cidadãos em actividades geradoras de rendimento, com maior incidência no empoderamento socioeconómico das famílias para o reforço das competências do combate à pobreza.
A directora da Recicla Angola, Patrícia Carvalho, disse ser preciso a formação de nível ambiental para diminuir a degradação do plástico nos oceanos.
No quadro desse negócio, referiu que a Recicla Angola vai criar 400 postos de trabalho directos, através de projectos mais exclusivos para mulheres.
Tânia Henriques, uma das integrantes no Plano de Inclusão Social de Catadoras, realçou que, desde o seu enquadramento, tem conseguido fazer o trabalho e venda de resíduos à empresa Recicla Angola.
Disse que já conseguiu vender 41 sacos de PP, vulgo garrafas pequenas, e as de big bag, no valor de cem mil kwanzas, tendo em conta que o quilo custa cem kwanzas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.