Desporto

Casos reactivos à Covid-19 suspendem 5ª e 6ª jornadas

Teresa Luís

Jornalista

Doze casos reactivos à Covid-19 obrigaram a suspensão da quinta e sexta jornadas da 42ª edição dos Campeonatos Nacionais seniores masculino e feminino de andebol, revelou, ontem, o porta-voz da competição, António Costa.

04/05/2021  Última atualização 16H08
Atletas aguardam expectantes pelo retorno, hoje, às competições feminina e masculina © Fotografia por: Dombele Bernardo|Edições Novembro
Em declarações ao Jornal de Angola, António Costa esclareceu que, desde o início da competição, os atletas são testados a cada três dias pela equipa oficial Covid-19, cujo coordenador é o médico João Mulima, director do Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED).   
                          
"Casos reactivos não são necessariamente positivos. Por isso, atletas e equipas técnicas serão testados em massa. Portanto, por uma questão de segurança sanitária decidimos suspender os jogos. Outra medida é a desinfestação do Pavilhão Multiusos do Kilamba”, sublinhou o dirigente.
Relativamente à identificação dos atletas ou equipas cujos resultados dos testes da Covid-19 foram reactivos, o porta-voz foi peremptório: "são jogadores que disputam o campeonato. É uma questão muito sensível. Portanto, não posso adiantar mais detalhes”. 

Face às dificuldades de ordem financeira e o facto de algumas formações contarem com o apoio de patrocinadores, nem todos participantes são testados no CENAMED. Fonte do Jornal de Angola, afecta ao Centro de Medicina declarou que os atletas do Petro de Luanda são testados na Clínica Girassol, e do 1º de Agosto no Hospital Militar e Clínica do Exército.    

Ontem, a quinta ronda em masculinos reservava as seguintes partidas: Interclube - Inter "B”, Desportivo da Lunda-Sul - 1º de Agosto e Desportivo da Banca - Petro de Luanda.  O 1º de Agosto lidera a tabela classificativa, com seis pontos, resultantes de três vitórias em igual número de jogos.
 
O Interclube ocupa a se-gunda posição, com quatro, os mesmos que o Inter "B”, na terceira e Desportivo da Lunda-Sul, na quarta. Desportivo da Banca, Petro de Luanda e Organizações Joyce ocupam as posições imediatas sem qualquer ponto. 

Em femininos,  foram suspensos os encontros: 1º de Maio - Progresso Sambizanga, Desportivo do Maculusso - Academia e  1º de Agosto - Electro do Lobito. O 1º de Agosto comanda a classificação, com oito pontos, mercê dos quatro triunfos, em igual número de desafios. 

O Petro de Luanda encontra-se no segundo posto, com o mesmo saldo, seguido pela Academia, com menos dois. Desportivo do Maculusso, (quatro), Electro do Lobito  (três), Casa do Pessoal do Porto do Lobito (dois), Progresso Sambizanga (um) e 1º de Maio, sem qualquer ponto encontram-se nos postos seguintes.  


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto