Política

Casos encaminhados pela IGAE vão a julgamento na Lunda-Sul

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

O delegado provincial da Lunda-Sul da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), afirmou, em Saurimo, que o Tribunal local, ultima trâmites processuais de 21 casos encaminhados pelo órgão, para o respectivo julgamento nos próximos dias.

20/01/2023  Última atualização 07H29
© Fotografia por: DR

Filomeno Vunge falava à imprensa por ocasião dos 31 anos de existência do IGAE, assinalados a 17 deste mês, ao mesmo tempo que interagia com cidadãos na via pública, distribuindo cartilhas com ilustrações sobre as actividade que o órgão exerce, no sentido de manter a legalidade, através de critérios de economicidade, eficácia e eficiência da gestão de entes públicos.

Acrescentou que, do número acima referido, constam casos de corrupção activa e passiva no ramo da Construção, da acção governativa, peculatos, queixas de cidadãos mal atendidos em hospitais e na via pública, principalmente por agentes de Viação e Trânsito e na ENDE, com um total de 160 denúncias em quase todos os ramos de actividade da administração pública, apresentadas em um ano.

Ao nível da província, referiu, o órgão, no período em balanço, realizou várias actividades do fórum pedagógico junto das instituições do Estado e nas comunidades, no sentido de despertar a sociedade sobre a importância "de boa conduta nas acções que envolvem o erário, o atendimento ao público” e possíveis consequências, em caso destes seguirem um rumo que contraria as regras no regime laboral público.

Sem avançar nomes, o delgado do IGAE na província revelou que foram realizadas com sucesso quatro inspecções ordinárias a duas administrações municipais e em igual número em direcções provinciais, cujas medidas de algumas irregularidades constatadas, resultaram em trabalhos de sensibilização, no sentido de corrigir, para melhor servir.

Sob o lema. "O reforço das boas práticas de transparências na administração pública”, o gestor do IGAE apelou aos cidadãos a intensificarem a cultura de denúncias, para inverter a imagem de que "não existem na província, entidades públicas que possam mudar o quadro de irregularidades, além da intervenção da Polícia”.

Na província da Lunda-Sul, o IGAE conta com 37 inspectores, número insuficiente, segundo Filomeno Vunge.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política