Regiões

Casos de violência doméstica diminuem bastante no Andulo

José Chaves/Andulo

Os casos de violência doméstica estão a diminuir no município do Andulo, no Bié, devido a uma forte campanha de sensibilização feita junto das comunidades locais, informou, segunda-feira, a directora municipal da Acção Social.

17/01/2023  Última atualização 09H35
Os casos de violência doméstica estão a diminuir no município do Andulo, no Bié, devido a uma forte campanha de sensibilização feita junto das comunidades locais, informou, segunda-feira, a directora municipal da Acção Social. © Fotografia por: DR

Odeth Maria Fernanda acrescentou que tiveram um balanço positivo até ao momento, com um registo de apenas 20 casos, quando o ano passado foram 41 ocorrências. Entre os casos mais comuns, disse, constam os de fuga à paternidade, com 26 casos.

Os conflitos familiares e a violência no género, sublinhou, tendem a diminuir no município, na sequência das palestras que são promovidas pela direcção municipal em todas às comunas. "É necessário continuar a desenvolver acções que visam sensibilizar e moralizar as comunidades, apelando à sociedade no sentido de denunciar os infractores. As denúncias ajudam a reduzir este mal que afecta a sociedade”.

Outra preocupação, destacou, é o aumento dos casos de ofensas corporais e abandono de lares. A Direcção Municipal da Acção Social, em particular o sector social e os parceiros do Governo, adiantou, continuam empenhados na procura de soluções para os vários casos de violência locais. "Quase todos os casos estão relacionados com o uso excessivo de bebidas alcoólicas, ou drogas e pobreza”.

Os casos mais frequentes, realçou, são os de agressão física, fuga à paternidade, ofensas corporais, incumprimento de mesadas, privação de bens, retirada da guarda da criança, esfaqueamento, queimaduras e o assédio sexual.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões