Sociedade

Casos de traumatologia aumentam no Hospital Municipal de Talatona

Madalena Quissanga

Jornalista

Casos de traumatologia relacionados com acidentes de viação preocupam equipas médicas, constatou a reportagem do Jornal de Angola durante uma ronda por algumas unidades sanitárias de Luanda.

27/09/2023  Última atualização 11H05
Acidentes de viação levou vários pacientes aos hospitais © Fotografia por: Edições Novembro

No Hospital Municipal de Talatona, por exemplo, dos 1.134 pacientes atendidos na semana finda 36 foram por traumas causados por acidentes de viação.

Segundo a chefe do banco de urgência da unidade hospitalar, Albertina Casimiro, durante os últimos dias, os mototaxistas têm sido as principais vítimas de acidentes de viação.

A directora clínica do Hospital Municipal de Talatona, Luzia Rodrigues, deu a conhecer que a malária continua a liderar as estatísticas, com 82 casos registados durante o final de semana, seguindo-se de síndrome febril (54), traumatismos (36), hipertensão arterial (34) e gripe (33).

Hospital Neves Bendinha

O responsável da Área de Comunicação e Marketing do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, Alberto Luzembo, fez saber que, durante a semana finda, foram registados 46 casos de queimaduras profundas, dos quais 24 em crianças.

"Em função da gravidade dos ferimentos, tivemos de internar 13 pacientes”, lamentou, dando a conhecer que a maior parte das queimaduras é causada por líquidos ferventes, com um registo de 33 casos, fogo (quatro), contacto com metal quente (três), gás butano (um), produtos químicos (um) e objectos quentes (um).

Hospital Municipal do Zango II

O Hospital Municipal do Zango II atendeu, nas últimas 72 horas, 1.502 pacientes, dos quais 149 na área de Medicina Geral. Segundo a directora clínica da unidade sanitária, Elsa Ambrósio, durante o período em análise foram registados 449 casos de malária, 40 de gripe, 24 de doenças diarreicas agudas e 17 de doenças respiratórias agudas.

Centro de Saúde da Samba

O Centro de Saúde da Samba prestou assistência médica, durante a semana passada, a 2.639 pacientes, dos quais 467 no banco de urgência.

Segundo a directora clínica da instituição, Rosa Manuel, durante o período em referência, foram registados 142 casos de malária, 99 de doenças diarreicas agudas, 94 de doenças respiratórias agudas, 67 de febre e 26 de hipertensão arterial.

A equipa médica do Centro de Saúde do Sambizanga prestou assistência a 662 pacientes, durante o final de semana. A directora clínica, Eurídice Cou   tinho, informou que foram registados 268 casos de malária e 22 de doenças diarreicas agudas, patologias mais frequentes nesta época do ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade