Casos de traumatologia relacionados com acidentes de viação preocupam equipas médicas, constatou a reportagem do Jornal de Angola durante uma ronda por algumas unidades sanitárias de Luanda.
No Hospital Municipal de Talatona, por exemplo, dos 1.134 pacientes atendidos na semana finda 36 foram por traumas causados por acidentes de viação.
Segundo a chefe do banco de urgência da unidade hospitalar, Albertina Casimiro, durante os últimos dias, os mototaxistas têm sido as principais vítimas de acidentes de viação.
A
directora clínica do Hospital Municipal de Talatona, Luzia Rodrigues, deu a
conhecer que a malária continua a liderar as estatísticas, com 82 casos
registados durante o final de semana, seguindo-se de síndrome febril (54),
traumatismos (36), hipertensão arterial (34) e gripe (33).
Hospital Neves Bendinha
O responsável da Área de Comunicação e Marketing do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, Alberto Luzembo, fez saber que, durante a semana finda, foram registados 46 casos de queimaduras profundas, dos quais 24 em crianças.
"Em função da gravidade dos ferimentos, tivemos de internar 13 pacientes”, lamentou, dando a conhecer que a maior parte das queimaduras é causada por líquidos ferventes, com um registo de 33 casos, fogo (quatro), contacto com metal quente (três), gás butano (um), produtos químicos (um) e objectos quentes (um).
Hospital Municipal do Zango II
O
Hospital Municipal do Zango II atendeu, nas últimas 72 horas, 1.502 pacientes,
dos quais 149 na área de Medicina Geral. Segundo a directora clínica da unidade
sanitária, Elsa Ambrósio, durante o período em análise foram registados 449 casos
de malária, 40 de gripe, 24 de doenças diarreicas agudas e 17 de doenças
respiratórias agudas.
Centro de Saúde da Samba
O Centro de Saúde da Samba prestou assistência médica, durante a semana passada, a 2.639 pacientes, dos quais 467 no banco de urgência.
Segundo a directora clínica da instituição, Rosa Manuel, durante o período em referência, foram registados 142 casos de malária, 99 de doenças diarreicas agudas, 94 de doenças respiratórias agudas, 67 de febre e 26 de hipertensão arterial.
A equipa médica do Centro de Saúde do Sambizanga prestou assistência a 662 pacientes, durante o final de semana. A directora clínica, Eurídice Cou tinho, informou que foram registados 268 casos de malária e 22 de doenças diarreicas agudas, patologias mais frequentes nesta época do ano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), operadora do Sistema Eléctrico Nacional, denunciou, sábado, em comunicado, vários actos de vandalismos às Linhas de Transporte de Electricidade de 220 e 400 kV - consideradas como as principais que alimentam a capital.
Três instituições não governamentais, de cariz social, foram galardoadas, hoje, em Luanda, com o prémio “Manuel António da Mota”, no valor de 50 milhões de kwanzas. O acto, que decorreu no Hotel Intercontinental, contou com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, como presidente do corpo de jurados.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.