Regiões

Casos de meningite preocupam autoridades

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Ao todo, 259 casos de meningite foram diagnosticados pelas autoridades sanitárias do Huambo, que estão preocupadas com o aumento de ocorrências e a morte de 125 pessoas, disse, quinta-feira, o chefe do Gabinete Provincial da Saúde.

03/03/2023  Última atualização 07H55
Chefe do Gabinete de Saúde do Huambo vai reforçar vacinação © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro | HUAMBO

Lucas Nhamba admitiu que a direcção da Saúde possui condições para atender os doentes com meningite, mas está preocupada com o surgimento de novos casos. Desde o início de Janeiro deste ano, contou, as autoridades sanitárias diagnosticaram 37 casos de meningite, que já resultaram em 18 óbitos.

"O problema é que a maioria dos casos afecta crianças e adolescentes menores de 15 anos, facto que tem estado a preocupar as autoridades sanitárias”, frisou, além de acrescentar que o sector da Saúde está a desenvolver esforços para acabar com o aumento de casos. "Uma das metas vai ser alargar a cobertura de vacina aos 11 municípios do Huambo, com o reforço de mais doses”. 

Aos pais, aconselhou a recorrerem imediatamente às unidades hospitalares sempre que notarem nos filhos sintomas de meningite, para evitar que a criança morra ou a doença cause alguma debilidade física.

Os sintomas mais comuns da doença, esclareceu, são as fortes dores de cabeça, rigidez da nuca associada à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vómitos e a intolerância à luz ou sons altos.

A meningite, informou, pode colocar em risco a vida da vítima e por isso a situação é considerada "emergência médica”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões