Sociedade

Casos de fuga à paternidade continuam a preocupar o INAC

As constantes queixas de casos de fuga à paternidade estão a preocupar o Instituto Nacional da Criança (INAC), que tem feito várias campanhas de sensibilização sobre os efeitos de tais práticas, disse, sábado, a porta-voz da instituição.

04/06/2023  Última atualização 12H11
Casos de fuga à paternidade continuam a preocupar o INAC © Fotografia por: DR

Rosalina Domingos informou que, na semana finda, o INAC registou, através do serviço de denúncias SOS - Criança, 417 casos de violência contra crianças, em todo o país. 

Entre os 417 casos registados, Rosalina Domingos informou que 159 são relacionados à fuga à paternidade e disputa da guarda, 115 de exploração de trabalho infantil, 43 de violência física e psicológica e 29 de abusos sexuais.   

A responsável informou que os casos foram registados nas províncias do Bengo, Benguela, Cabinda, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Cuando Cubango, Luanda, Malanje, Moxico, Uíge e Zaire.

No município de Luanda, esclareceu, o INAC recepcionou 58 denúncias, com destaque para o abuso de uma menor, de 14 anos, no município de Viana, por um vizinho, de 20 anos, que resultou em gravidez. 

No Kilamba Kiaxi, receberam a denúncia de abuso sexual de uma criança, de oito anos, do sexo masculino, pelo pai. A vítima já recebeu assistência médica. O caso foi encaminhado para o Comando Municipal da Polícia Nacional.

Ainda na província de Luanda, o INAC registou o caso de agressão física e maus-tratos contra três crianças, de 8, 11 e 16 anos. O referido assunto foi encaminhado para o Gabinete Municipal da Acção Social.

Outras ocorrências

Em Benguela, o INAC registou 60 denúncias de violência contra crianças, com realce para um casos de abuso sexual ocorrido no município da Ganda, cuja vítima é uma criança, de nove anos, abusada pelo pai, de 48 anos, actualmente detido.

No município de Malanje, a instituição recebeu a denúncia de abuso sexual de uma menor, de 14 anos, pelo pai, de 60 anos. Este caso está já a ser tratado pelo Comando Municipal da Polícia e pelo Serviço Provincial do INAC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade