Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
As constantes queixas de casos de fuga à paternidade estão a preocupar o Instituto Nacional da Criança (INAC), que tem feito várias campanhas de sensibilização sobre os efeitos de tais práticas, disse, sábado, a porta-voz da instituição.
Rosalina Domingos informou que, na semana finda, o INAC registou, através do serviço de denúncias SOS - Criança, 417 casos de violência contra crianças, em todo o país.
Entre os 417 casos registados, Rosalina Domingos informou que 159 são relacionados à fuga à paternidade e disputa da guarda, 115 de exploração de trabalho infantil, 43 de violência física e psicológica e 29 de abusos sexuais.
A responsável informou que os casos foram registados nas províncias do Bengo, Benguela, Cabinda, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Cuando Cubango, Luanda, Malanje, Moxico, Uíge e Zaire.
No município de Luanda, esclareceu, o INAC recepcionou 58 denúncias, com destaque para o abuso de uma menor, de 14 anos, no município de Viana, por um vizinho, de 20 anos, que resultou em gravidez.
No Kilamba Kiaxi, receberam a denúncia de abuso sexual de uma criança, de oito anos, do sexo masculino, pelo pai. A vítima já recebeu assistência médica. O caso foi encaminhado para o Comando Municipal da Polícia Nacional.
Ainda na província de Luanda, o INAC registou o caso de agressão física e maus-tratos contra três crianças, de 8, 11 e 16 anos. O referido assunto foi encaminhado para o Gabinete Municipal da Acção Social.
Outras ocorrências
Em Benguela, o INAC registou 60 denúncias de violência contra crianças, com realce para um casos de abuso sexual ocorrido no município da Ganda, cuja vítima é uma criança, de nove anos, abusada pelo pai, de 48 anos, actualmente detido.
No município de Malanje, a instituição recebeu a denúncia de abuso sexual de uma menor, de 14 anos, pelo pai, de 60 anos. Este caso está já a ser tratado pelo Comando Municipal da Polícia e pelo Serviço Provincial do INAC.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.