Cultura

Casa Museu Óscar Ribas abre “Família no Museu”

Manuel Albano

Jornalista

A Fundação Óscar Ribas abriu, sábado, a segunda edição do projecto “Família no Museu”, que decorre em uma semana na Casa Museu Óscar Ribas, em alusão ao 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.

22/05/2023  Última atualização 10H28
Casa Museu Óscar Ribas abre “Família no Museu” © Fotografia por: DR

Pais e encarregados de educação presenciaram o acto de abertura, em que  crianças, adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de conhecer a vida e obra do escritor Óscar Bento Ribas.

Por meio de visita guiada, os participantes foram agraciados com música e poesia, além de jogos, com destaque para o xadrez, implementado no local com o intuito de incitar à prática da modalidade.

Sidónio Domingos, director-geral da Casa Museu Óscar Ribas, em declarações ao Jornal de Angola disse que o projecto acontece dentro das celebrações do Dia Internacional dos Museus, cuja temática é "Família no Museu”, lema escolhido este ano pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM): "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

O director considerou que trazer essas pessoas para este local, para poderem obter informações importantes acerca do escritor, é muito importante. Actividades do género, disse, garantem a sustentabilidade da infra-estrutura. Por ser sábado, dia em que os pais permanecem em casa, "nunca é demais virem conhecer o acervo, além da exposição, contém jogos, podem interagir com os filhos, o que é salutar”.

Para poder atrair os visitantes, a direcção do museu tem levado a cabo projectos que visam dar visibilidade do acervo ao público. Além deste projecto, existe um outro denominado " Museu fora do Museu”, uma actividade em que a instituição vai ao encontro do público.

"Estamos numa fase chamada de produção de novos públicos para o museu, pessoas que por várias razões não têm oportunidades de vir às nossas instalações nós vamos ao encontro delas” .

Com palestras sobre Óscar Ribas, exposições temporárias itinerantes, sendo um centro  cultural praticamente, criamos dinâmicas para que as pessoas possam conhecer a vida e obra do escritor,  por meio de visitas à Casa Museu. Sempre que possível, garantiu. "Nós vamos ao encontro do público, ou trabalhamos para que haja a possibilidade deles virem conhecer o museu, tem sido essa a técnica que temos usado”, frisou.

 

Bisneta satisfeita

Déborah Cardoso Ribas, bisneta directa do irmão do escritor, espera que o evento aconteça com regularidade.

"São actividades que deviam acontecer não só para celebrar o Dia dos Museus, mas que seja recorrente para atrair as atenções”. Embora a família tenha pouca participação no Museu, a Fundação Óscar Ribas ocupa-se da gestão da instituição dedicada à vida e obra de uma figura incontornável da literatura angolana.

Salientou que o acervo deve ser catalogado para facilitar a divulgação, pois existem museus no país com um número reduzido de visitantes, por isso "é bom que se catalogue o local para facilitar o conhecimento dos turistas que desconhecem a sua existência”.

 

Apoios

Nelson Pinto, responsável para área de Museografia, afirmou que as peças estão em condições, algumas em estado de degradação, por isso, apelou à intervenção do Ministério da Cultura e Turismo, porque  "carecemos sempre de apoios para restauro das mesmas”.

Para atrair visitantes, os funcionários preocupam-se em cuidar das infra-estruturas, criam projectos para cativar parceiros, mas lamentam o facto de o número de visitantes ter reduzido consideravelmente.

"O nosso foco tem sido a frequência de alunos do ensino primário, pois os estudantes do ensino superior têm sido apenas para pesquisa” .

A visitante Edna Van-Dúnem afirmou que obteve muitas informações sobre o escritor. Ficou a conhecer Óscar Ribas como uma pessoa que faz parte da cultura angolana, "escreveu muitas obras, mesmo morto o legado se mantém”. Apelou à remodelação do espaço para que as pessoas fiquemmelhor acomodadas e façam pesquisas com conforto sobre a figura do escritor.

"Gosto de partilhar conhecimentos, vou repassar essas informações às pessoas mais próximas, posteriormente convidá-las a visitar o local para que saibam dos feitos do escritor”, disse.

Fundada a 4 de Julho de 1983, a Casa Museu Óscar Ribas preserva a vida e a obra do escritor, etnógrafo e ensaísta.

Composta por 9 salas de exposições, sendo uma de-dicada à vida e obra do autor, as restantes mostram bens que Óscar Ribas adquiriu ao longo da vida, entre relógios, maquinas fotográficas e de escrever.

A Casa Museu Óscar Ribas tem uma biblioteca com 5 mil livros, 70 por cento dos quais pertencentes ao escritor e 30 por cento adquiridos por meio de doações.

Óscar Bento Ribas nasceu a 17 de Agosto de 1909, morreu a 19 de Junho de 2004, aos 95 anos. Filho de pai português e mãe angolana, iniciou a actividade no liceu, conta com 16 obras literárias com destaque para "Uanga” (Feitiço).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura