O Tribunal da Catalunha, em Espanha, decidiu entregar o cadáver do Ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, à esposa Ana Paula dos Santos, para o seu sepultamento.
O Chefe de Estado, João Lourenço, será o próximo presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), depois de ter sido eleito, esta quarta-feira, na cimeira da organização regional, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC).
A CASA-CE reúne, amanhã, em Luanda, o Conselho Consultivo Nacional (equivalente a Comité Central) para, entre outros assuntos, aprovar o manifesto e a estratégia para as eleições gerais de 24 de Agosto, refere uma nota da coligação.
Na reunião magna, a decorrer numa unidade hoteleira, deverá, igualmente, ser aprovada a proposta do programa de governo da CASA-CE, a ser materializado em caso de vitória nas eleições.
De acordo com fonte da coligação, no encontro, deverão, igualmente, ser recolhidas as últimas contribuições para a proposta de programa de governo, antes da sua aprovação. A proposta mereceu contribuições da sociedade, durante uma campanha que se estendeu para todo o país.
O documento definitivo é apresentado, publicamente, na próxima terça-feira, durante uma conferência de imprensa, a ter lugar em Luanda. Entretanto, os militantes, simpatizantes e interessados poderão, igualmente, ter contacto com o programa, no sábado da próxima semana, num acto político de massas que deverá marcar, formalmente, a abertura da pré-campanha eleitoral da CASA-CE.
A coligação apresentou, na quarta-feira, no Tribunal Constitucional, a candidatura às próximas eleições gerais, com a apresentação da lista de candidatos a Presidente da República, Vice-Presidente da República e deputados à Assembleia Nacional.
O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, foi confirmado como candidato da coligação a Chefe de Estado, enquanto o líder do grupo parlamentar, Alexandre Sebastião André, concorre como Vice-Presidente da República.
Na "luta" para a eleição ao próximo Parlamento, a coligação escolheu o advogado Hélder Chihuto como cabeça-de-lista para a maior praça eleitoral, Luanda, enquanto António Francisco Hebo, até então secretário executivo provincial em Luanda, é o nº 1 na lista de candidatos a deputados pelo círculo do Cuanza-Norte, sua terra natal e onde chegou a liderar o secretariado executivo, quando Abel Chivukuvuku era o presidente.
A CASA-CE é a terceira maior força política na Assembleia Nacional. Nas últimas eleições, a coligação elegeu 16 deputados mas o grupo parlamentar ficou dividido ao meio, na sequência do afastamento de Chivukuvuku, por alegada quebra de confiança política, em Fevereiro de 2019. Oito deputados demarcaram-se da nova direcção e estão como não integrantes de qualquer grupo parlamentar.
Pela primeira vez, a coligação participa nas próximas eleições sem o líder fundador, Abel Chivukuvuku, que, não tendo conseguido legalizar o seu projecto político, o PRA-JA Servir Angola, depois de ter sido afastado da CASA-CE, concorre pelas listas da UNITA.
O pleito de 24 de Agosto vai ser um verdadeiro teste para a actual liderança provar se mantém a tendência crescente do grupo parlamentar (em 2012 conseguiu eleger oito deputados e em 2017 dezasseis), se, pelo menos, mantém os números actuais ou se, pelo contrário, reduz a representação na Assembleia Nacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi esta quarta-feira, condecorado, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), com a Medalha de Honra dos Fundadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O presidente do MPLA, João Lourenço, já se encontra em Benguela, onde vai orientar hoje, no Estádio de Ombaka, um acto político de massas, no âmbito da campanha eleitoral de “caça ao voto” para as Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.