Política

CASA-CE descarta aliança com UNITA

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, defendeu, na sexta-feira à noite, que a coligação não deve integrar o projecto Frente Ampla porque isso implicaria a dissolução da formação política que dirige.

13/06/2021  Última atualização 04H35
© Fotografia por: DR
Manuel Fernandes, que falava no programa Especial Informação da TV Zimbo, esclareceu que está a ser criado um "falso elemento”, segundo o qual o Frente Ampla vai criar uma coligação. 


O político esclareceu que o projecto político que está na forja será "a integração de forças políticas na lista da UNITA, com quotas para a sua acomodação.”


"Não é uma Frente Ampla nenhuma, mas sim uma integração de vários actores na lista da UNITA. Daí que a CASA-CE não pode fazer parte deste exercício, por ter ambição de concorrer às próximas eleições”, argumentou.


O político acrescentou, ainda, que "a CASA-CE é uma coligação e não pode ser contactada para integrar outra coligação, ou seja, ela é que tem espaço de abertura para que outras forças possam entrar”, disse. Manuel Fernandes questionou se as outras forças políticas, incluindo a UNITA, estão dispostas a ir às eleições gerais sem a sua bandeira e os símbolos.


O líder da coligação acrescentou que, "se houvesse interesse que a CASA-CE integrasse aquele projecto político, os responsáveis da coligação não teriam contactado o Bloco Democrático (BD). A liderança da coligação, disse, tinha feito o contacto para ver a viabilidade deste processo, o que não ocorreu.”


Ainda assim, Manuel Fernandes admitiu que se podem estabelecer "convergências paralelas” com outras forças políticas, visando o controlo do voto, bem como estabelecer mecanismos de luta para a construção do processo democrático.


No capítulo interno, Manuel Fernandes, que substituiu André Mandes de Carvalho no comando da CASA-CE, indicou que a formação política está hoje "mais dinâmica e próxima dos cidadãos.”



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política