Opinião

Cartas dos Leitores

Laboratórios, farmácias e hospitais É curioso o facto de haver próximo dos hospitais laboratórios de análises clínicas e farmácias privados. Será pura coincidência? Não acredito. Penso que os privados, pelo menos em Luanda, se aproveitam das debilidades do nosso sistema de saúde para montarem negócios junto de estabelecimentos hospitalares, vendendo remédios, materiais gastáveis e fazendo análises.

07/06/2021  Última atualização 09H00
 Os médicos dos hospitais do Estado precisam dessas análises para receitarem os medicamentos para os seu pacientes. Acho que é preciso que os hospitais do país, gerais e municipais estejam em condições de atender ao elevado número de pacientes que a eles acorrem. Temos muitos doentes no país, porque não nos prevenimos de doenças, por via por exemplo de um sistema funcional de saneamento básico. Um amigo meu tem dito que em certos hospitais da Namíbia há mais angolanos do que namibianos, porque estes têm melhor qualidade de vida. Por que razão os angolanos adoecem muito e têm de recorrer a serviços de saúde fora do país? Por que razão não há ainda uma resposta ao nível da prevenção de doenças que têm matado em grande número crianças e adultos? O que falta para termos um sistema de saúde robusto? Sou da opinião de que as autoridades sanitárias deviam trabalhar na criação de um novo sistema de saúde que evite que se morra de doenças como as diarreias e a malária. Será que não temos em Angola quadros capazes de pensar num sistema de saúde eficiente? Que haja dinheiro para termos um sistema de saúde que garanta uma assistência de alta qualidade aos doentes. Isto não é pedir muito. Já é tempo, depois de cerca de quase cinquenta anos de independência. de termos bons hospitais,bons médicos e bons enfermeiros. É preciso apostar nos hospitais municipais. Há municípios com cerca de um milhão de habitantes. Os habitantes de municípios populosos devem contar com vária unidades hospitalares de elevada qualidade. Os cidadãos têm o direito a serviços de saúde de qualidade. Sei que já se fez alguma coisa para melhorar o sistema de saúde, mas é preciso haver muito mais acções em prol da defesa da vida.
Hermínia Rodrigues|Maculusso



Jovens músicos Tenho acompanhado o programa "Show do mês" da TPA e tenho ficado encantado com as habilidades de jovens músicos, nomeadamente guitarristas. Espero que eles evoluam ainda mais para que possam receber o testemunho dos mais velhos e projectar a música angolana no pais e além-fronteiras. Que o jovens músicos sejam modestos e estejam sempre disponíveis para aprender com os que têm mais experiência e conhecimento.
Lauridno João |Samba

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião