Fiscais do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) apreenderam 980 sacos de carvão com um peso total de 39 toneladas e 120 toros de eucalipto durante uma operação desenvolvida há uma semana no Zenza-do-Itombe, Cuanza-Norte, apurou ontem o Jornal de Angola.
A mercadoria tinha origem em várias províncias, contando-se o Moxico, Lunda-Sul, Lunda-Norte, Malanje, Mussende (no Cuanza-Sul), Cuanza-Norte e Huambo, e era transportada em dez camiões (nove contentorizados de 40 pés e um de caixa fixa de 18 toneladas), tendo como destino os mercados do Quicolo e Asa Branca, em Luanda.
Segundo apurou a nossa reportagem, a produção ilegal de carvão vegetal e o corte de madeira intensificou nestas regiões do país durante a desactivação dos principais controlos policiais ao longo da Estrada Nacional 230 A e B, bem como ao longo da 120, que liga Luanda ao Centro e Sul de Angola.
Imaculada da Conceição, dona da carga de carvão, indicou que o carregamento era proveniente do Mussende e ocorria com plena consciência de que se tratava de um crime ambiental, mas alega ter procurado os serviços do IDF para obter uma licença de exploração dos derivados da madeira sem ter um resultado positivo.
A dona da carga apreendida disse estar envolvida nessa actividade há cerca de seis meses, depois de ter empregue 200 mil Kwanzas na compra destes 90 sacos de carvão, adquiridos a um preço unitário de entre 1 200 e 1 800 kwanzas no local da queima, para serem revendidos no Quicolo e Asa Branca de 3 200 a 4 500 kwanzas.
O chefe de IDF no Cuanza-Norte, Rosário Teixeira, notou que, desde o encerramento dos controlos naquela região, esta foi a maior apreensão de derivados florestais, advertindo que os implicados estão sujeitos a uma multa que ronda aos 336 mil kwanzas.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.