Política

Carolina Cerqueira garante potenciar gabinetes dos Círculos Provinciais

Víctor Pedro|Sumbe

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, garantiu, terça-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, que a instituição que dirige vai continuar a potenciar os gabinetes locais dos Círculos Provinciais Eleitorais, com condições técnicas e de trabalho que permitam aos deputados exercer as funções junto das comunidades.

25/01/2023  Última atualização 08H28
Líder do Parlamento manteve encontro de trabalho com o governador provincial do Cuanza-Sul, Job Capapinha © Fotografia por: Fernando Camilo | Edições Novembro | Cuanza-Sul
Carolina Cerqueira deixou a garantia, no final de uma visita de algumas horas que efectuou à província do Cuanza-Sul, no quadro do programa de visitas agendadas para os Círculos Provinciais Eleitorais de todo o país, para constar as condições de trabalho, e dar resposta a eventuais problemas que possam existir.

A presidente da Assembleia Nacional referiu que dos encontros mantidos, primeiro, com o governador da província, Job Capapinha, e, depois, com os deputados do círculo provincial, permitiram conhecer a realidade da região, no seu todo e, sobretudo das condições de trabalho existentes no gabinete local de apoio aos deputados, onde foi informada sobre a necessidade da melhoria das condições das infra-estruturas que acolhem o núcleo, que carecem de reparação e manutenção, bem como de questões ligadas à falta de transportes para assegurar a mobilidade dos deputados, nas actividades de campo, assim como da necessidade de instalações na capital, sempre que se desloquem às sessões parlamentares.

"Vamos continuar a trabalhar com a Administração Parlamentar, no sentido de criarmos as condições necessárias, que permitam aos deputados terem ao seu alcance os meios que lhes permitam deslocar-se aos municípios”, disse.

Para Carolina Cerqueira, o desafio da Assembleia Nacional é trabalhar para garantir que os deputados a nível das províncias tenham condições de infra-estruturas, meios rolantes, técnicos e humanos, que possam assegurar os trabalhos junto dos eleitores.

  Reconhecimento dos avanços na província

Sobre o estado da província, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reconheceu os avanços registados, em termos de vias de acesso, desde Agosto do ano transacto ao presente momento.

"Desde a última vez que cá passamos, em Agosto do ano passado, muita coisa mudou na cidade do Sumbe, com a melhoria da mobilidade, além dos projectos, cujas obras estão em curso, e no contacto que tivemos com o governador tomamos boa nota dos projectos inscritos para os próximos cinco anos”, disse, assinalando que a execução dos projectos em curso e vindouros vão dinamizar a província e, concomitantemente, melhorar as condições de vida das populações.

Carolina Cerqueira destacou o ambiente de cordialidade entre deputados da bancada parlamentar da UNITA e os órgãos de comunicação social, bem como a interacção entre deputados de outras formações políticas. "Saio daqui reconfortada pelo facto de um deputado pela bancada parlamentar da UNITA manifestar a satisfação do seu partido pela abertura que tem com os meios de comunicação social e a interacção com outros deputados, factores importantes que têm permitido passar a mensagem às populações sobre o seu programa e projectos para o presente e futuro, como grandes desafios dos parlamentares” vincou.

A presidente da Assembleia Nacional, destacou a necessidade de os deputados trabalharem unidos, em prol de um denominador comum, que é a resolução dos problemas das populações. "Temos de continuar a trabalhar juntos e unidos pelos mesmos propósitos, de servir os angolanos”, frisou.

À chegada ao Sumbe, Carolina Cerqueira foi recebida no aeródromo local pelo governador provincial, Job Capapinha, membros do Governo e deputados do Círculo Provincial Eleitoral do Cuanza-Sul, rumando para o Palácio do Governador, onde manteve o habitual encontro de cortesia, seguindo-se da visita às instalações do Núcleo Local, e a reunião com os deputados do Círculo Provincial Eleitoral e, por último, uma conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social locais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política