O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, garantiu, terça-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, que a instituição que dirige vai continuar a potenciar os gabinetes locais dos Círculos Provinciais Eleitorais, com condições técnicas e de trabalho que permitam aos deputados exercer as funções junto das comunidades.
A presidente da Assembleia Nacional referiu que dos encontros mantidos, primeiro, com o governador da província, Job Capapinha, e, depois, com os deputados do círculo provincial, permitiram conhecer a realidade da região, no seu todo e, sobretudo das condições de trabalho existentes no gabinete local de apoio aos deputados, onde foi informada sobre a necessidade da melhoria das condições das infra-estruturas que acolhem o núcleo, que carecem de reparação e manutenção, bem como de questões ligadas à falta de transportes para assegurar a mobilidade dos deputados, nas actividades de campo, assim como da necessidade de instalações na capital, sempre que se desloquem às sessões parlamentares.
"Vamos continuar a trabalhar com a Administração Parlamentar, no sentido de criarmos as condições necessárias, que permitam aos deputados terem ao seu alcance os meios que lhes permitam deslocar-se aos municípios”, disse.
Para Carolina Cerqueira, o desafio da Assembleia Nacional é trabalhar para garantir que os deputados a nível das províncias tenham condições de infra-estruturas, meios rolantes, técnicos e humanos, que possam assegurar os trabalhos junto dos eleitores.
Reconhecimento dos avanços na província
Sobre o estado da província, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reconheceu os avanços registados, em termos de vias de acesso, desde Agosto do ano transacto ao presente momento.
"Desde a última vez que cá passamos, em Agosto do ano passado, muita coisa mudou na cidade do Sumbe, com a melhoria da mobilidade, além dos projectos, cujas obras estão em curso, e no contacto que tivemos com o governador tomamos boa nota dos projectos inscritos para os próximos cinco anos”, disse, assinalando que a execução dos projectos em curso e vindouros vão dinamizar a província e, concomitantemente, melhorar as condições de vida das populações.
Carolina Cerqueira destacou o ambiente de cordialidade entre deputados da bancada parlamentar da UNITA e os órgãos de comunicação social, bem como a interacção entre deputados de outras formações políticas. "Saio daqui reconfortada pelo facto de um deputado pela bancada parlamentar da UNITA manifestar a satisfação do seu partido pela abertura que tem com os meios de comunicação social e a interacção com outros deputados, factores importantes que têm permitido passar a mensagem às populações sobre o seu programa e projectos para o presente e futuro, como grandes desafios dos parlamentares” vincou.
A presidente da Assembleia Nacional, destacou a necessidade de os deputados trabalharem unidos, em prol de um denominador comum, que é a resolução dos problemas das populações. "Temos de continuar a trabalhar juntos e unidos pelos mesmos propósitos, de servir os angolanos”, frisou.
À chegada ao Sumbe, Carolina Cerqueira foi recebida no aeródromo local pelo governador provincial, Job Capapinha, membros do Governo e deputados do Círculo Provincial Eleitoral do Cuanza-Sul, rumando para o Palácio do Governador, onde manteve o habitual encontro de cortesia, seguindo-se da visita às instalações do Núcleo Local, e a reunião com os deputados do Círculo Provincial Eleitoral e, por último, uma conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social locais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).