Política

Carolina Cerqueira assegura continuidade da reforma administrativa no Parlamento

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reiterou quinta-f que vai continuar a implementar o programa da reforma administrativa em curso no Parlamento.

22/09/2022  Última atualização 08H35
Carolina Cerqueira destacou a dinâmica empreendida por Fernando da Piedade Dias dos Santos © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

Falava na sessão de passagem de pastas, diante dos vice-presidentes da Assembleia Nacional, dos líderes dos partidos políticos com assento parlamentar, de alguns deputados e funcionários da casa das leis.

Carolina Cerqueira enalteceu o trabalho realizado pelo seu antecessor Fernando da Piedade Dias dos Santos e referiu que a História do Parlamento angolano  ficará marcada pela actuação exemplar do presidente de quem recebeu as pastas. A presidente da Assembleia Nacional, a título de exemplo, mencionou a reforma administrativa em curso, a profissionalização e valorização dos quadros.

Carolina Cerqueira destacou também a dinamização dos Gabinetes Locais de Apoio aos Deputados nos círculos provinciais, o reforço das relações com outros parlamentos e as organizações internacionais de que a Assembleia Nacional é parte. A líder do Parlamento garantiu que estas acções vão ter continuidade neste novo mandato.

"Sublinho e enalteço o espírito de abnegação, resiliência e de sacrifício que cada um demonstrou durante o longo período de pandemia da Covid-19 que requereu  de cada um dos senhores deputados e dos funcionários e agentes parlamentares uma atitude exemplar, cumprindo com as medidas de biossegurança decretadas ao mesmo tempo que prosseguiu o funcionamento normal  da instituição, com recurso valioso das novas tecnologias que muito facilitaram durante o período crítico da pandemia", disse.

Carolina Cerqueira referiu que o Parlamento angolano soube manter a dignidade, apesar de situações adversas, e que a urbanidade e o respeito foram mantiveram-se durante os anos que a casa das leis esteve sob  o comando do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

"Merece, pois, que o tratemos com as devidas honras, pois, foi um exímio defensor da Lei, da Justiça e do interesse nacional. E este é o legado que tenho a honra de receber hoje e desenvolver, porquanto, a dinâmica da vida assim o impõe", disse.  Carolina Cerqueira reafirmou ontem que procurará servir a honra e dignidade às funções, tendo ao presidente cessante e aos demais que a antecederam como exemplos a seguir.

"O passado é a acção que nos mostra o caminho a seguir, por isso, sei que tenho na sua pessoa alguém com quem poderei contar", disse.

Fernando da Piedade Dias dos Santos entregou as pastas, apresentou as instalações à nova presidente da Assembleia Nacional e despediu-se dos funcionários.

   PASSAGEM DE PASTAS NA ASSEMBLEIA NACIONAL
Nova presidente sublinha feitos de Fernando da Piedade Dias dos Santos

André Sibi |

A nova presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, enalteceu a experiência do líder parlamentar cessante, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na cerimónia de passagem de pastas, destacando a reforma administrativa em curso, o foco na profissionalização e valorização do potencial humano.

 Carolina Cerqueira realçou, igualmente, a instalação e dinamização dos Gabinetes Locais de Apoio aos Deputados nos círculos provinciais, reforço das relações com outros Parlamentos e as organizações internacionais de que a Assembleia Nacional é parte, pelo que acrescentou dar modernização da casa das Leis, acrescentando que dará continuidade no actual mandato.

 Ressaltou o espírito de abnegação, resiliência e de sacrifício que cada um demonstrou durante a pandemia da Covid-19, que requereu dos deputados, funcionários e agentes parlamentares uma atitude exemplar, cumprindo as medidas de biossegurança decretadas, ao mesmo tempo que manteve o funcionamento normal da instituição, com recurso às novas tecnologias de informação.

 Carolina Cerqueira reconheceu que a liderança é um acto de determinação e fé no exercício de funções políticas, tal como as que são acometidas aos parlamentares enquanto centro de conformação da vontade emanada pelo povo.

 Frisou que nem sempre é fácil conseguir os resultados necessários e esperados com vista ao bem-estar comum e a uma boa governação, mas disse que acredita que, apesar das adversidades, o Parlamento angolano soube manter a dignidade com muito orgulho.

 Sublinhou que Fernando da Piedade Dias dos Santos merece um bom tratamento e honras, "porque foi um exímio defensor da Lei, da Justiça e do interesse nacional”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política