Cultura

Carnavalescos de Luanda exortados a apanhar vacina

O presidente da Associação Provincial do Carnaval de Lu-anda (APROCAL), Tany Narciso, apelou aos fazedores do Carnaval para aderir à campanha de vacinação da Covid-19, como forma de possibilitar o retorno do Entrudo à Marginal de Luanda.

26/08/2021  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR
Falando durante uma reunião com os presidentes dos grupos carnavalescos e representantes dos núcleos, Tany Narciso referiu que a ideia inicial era vacinar os integrantes dos grupos carnavalescos numa sessão especial.

Neste contexto, o presidente da APROCAL pediu aos filiados que gizem mecanismo que possa facilitar o trabalho e identificação dos membros dos grupos, uma vez que considera que a actividade desempenhada de alto risco.

"A nossa actividade é de alto risco. É como o futebol e o basquetebol. Se quisermos ir para a Marginal temos que ir vacinados”, referiu.

A reunião apreciou ainda o programa de actividades que vão marcar as celebrações dos 22 anos da associação, com destaque para a homenagem aos membros fundadores da APROCAL, debate sobre "O Carnaval de Ontem, de Hoje e de Amanhã”, bem como a realização de um encontro de confraternização com o tema "Conversa de Carnaval”.

Segundo secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira "Delon”, consta ainda deste leque de actividades a realização da "Oficinas  do Carnaval”. "Serão realizadas cinco oficinas, na Quissama, Viana, Sambizanga, Kilamba Kiaxi e Ingombota”, referiu. 

Em relação ao "Assalto ao Carnaval 2022”, António de Oliveira referiu que o evento acontecerá no Icolo e Bengo, com a participação dos grupos carnavalescos da classe A.

O responsável pediu ainda aos grupos para levarem o som e o ritmo do carnaval às ruas nas áreas de jurisdição de cada agremiação."É importante criar movimentos do carnaval a nível dos municípios”, referiu. 

A APROCAL foi criada em 1999, com o objectivo de ajudar na realização da "festa do povo” na capital, assim como servir de elo entre o Ministério da Cultura e os grupos carnavalescos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura