Cultura

Carnaval do Huambo regressa à pista de dança com 44 grupos

O desfile da fase provincial do Carnaval no Huambo regressa, este ano, à pista de dança com 44 grupos, entre infantis, tradicionais e de adultos, depois das limitações impostas pela Covid-19, soube a Angop.

19/01/2023  Última atualização 13H18
Grupo Fogo Negro é o mais titulado do Entrudo no Huambo © Fotografia por: DR

Trata-se de 13 grupos carnavalescos de adultos, 12 infantis, igual número de dança tradicional, seis blocos de animação e um convidado, proveniente da província do Zaire, denominado "Tumueno”.

Com palco na avenida Alioune Blond Beye, no bairro Académico, centro da cidade do Huambo, os desfiles acontecem em Fevereiro próximo, concretamente nos dias 18 (infantil) e 20 (tradicionais e adultos), sob o lema "Com o Carnaval massifiquemos e fortaleçamos a nossa cultura”.

O chefe de departamento da Acção Cultural na província do Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, disse que as inscrições decorreram, entre 5 de Dezembro de 2022 e 5 do corrente mês, nas 37 comunas e nas 11 sedes municípios.

Depois da fase comunal, explicou, está prevista a realização de desfiles municipais, entre 11 e 12 de Fevereiro, de onde sairão os representantes para a fase provincial.

Pascoal Pedro Nhanga disse que a ordem de desfile da fase provincial resultará de um sorteio, a ser realizado tão logo sejam apurados os representantes dos 11 municípios.

O responsável disse que foi realizado, no passado dia 12, uma formação para os 55 membros do júri, em representação dos 11 municípios, que terão a missão de avaliar a dança, o comandante, a postura dos foliões na pista, a canção e outros itens.

Sem precisar o valor dos prémios, referiu estar, igualmente, prevista a realização de um seminário de capacitação para os coreógrafos dos grupos inscritos para as fases comunais e municipais.

A última edição competitiva realizada, em 2020, foi conquistada pelos grupos Ovinjenje (classe de adultos), Nzinga Mbandi (em infantis) e Kativala do Bailundo, na vertente de dança tradicional.

Com 11 títulos conquistados, em 34 participações, o grupo Fogo Negro, fundado no início da década de 1980, altura em que os grupos Saidy Mingas e União Seguessa (extintos) eram as maiores referências do Entrudo local, detém a hegemonia na galeria dos vencedores do Carnaval de adultos no Planalto Central.


Feitos de Agostinho Neto  exaltados no desfile na Caála  

De volta às ruas, depois das limitações impostas pela Covid-19, o desfile da fase municipal do Carnaval da Caála, província do Huambo, vai homenagear, este ano, os feitos do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto.

Previsto para 11 e 12 de Fevereiro próximo, a organização e os grupos carnavalescos pretendem encontrar no desfile motivos para expressarem a sua estima pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que incentivou o Carnaval da vitória.

Segundo a directora local da Cultura e Turismo, Amélia Chivela, que falava, ontem, à Angop, o desfile contará com a participação de 13 grupos, entre infantis, tradicionais e de adultos, apurados das competições comunais, realizadas entre 14 e 15 do corrente mês.

Disse que a organização e os foliões pretendem, no regresso ao desfile, depois de dois anos de suspensão por força da pandemia da Covid-19, enaltece o contributo do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto, na cultura e na literatura, para além de ter proclamado a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

A responsável informou que o regresso do Carnaval às ruas da cidade da Caála será preenchido de obras e palavras de ordem do primeiro Estadista angolano, em reconhecimento aos seus feitos e o contributo prestado, principalmente, no incentivo à literatura e na consolidação da identidade cultural.

Sem precisar o valor dos prémios, Amélia Chivela disse que o evento, orçado em dois milhões e 100 mil kwanzas, vai apurar os três primeiros em cada uma das categorias (infantil, tradicional e adultos) para representarem o município da Caála no desfile provincial, que se vai realizar, entre 18 e 20 de Fevereiro próximo.

O desfile de 2022, sem competição, ficou marcado com a exibição de seis grupos carnavalescos e homenagens aos homens do Carnaval.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura