Cultura

Carmo Neto conversa com leitores no Memorial

O escritor Carmo Neto é o próximo convidado da tertúlia “Textualidades: Conversa com os leitores”, a ter lugar amanhã, às 16h00, promovida pelo Memorial Dr. António Agostinho Neto, nas suas instalações.

12/10/2021  Última atualização 20H14
Escritor interage amanhã com amantes da literatura angolana © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
António Francisco Luís do Carmo Neto foi secretário-geral da União dos Escritores Angolanos durante nove anos, respectivamente de 2010 a 2019. Nasceu a 16 de Outubro de 1962, em Malanje.

Advogado e jornalista, é membro da Ordem dos Advogados de Angola e da União dos Jornalistas Angolanos. Contista de eleição, é membro da União dos Escritores Angolanos. Exerceu a função de director da Revista Militar das Forças Armadas Angolanas, durante os anos 80, tendo sido primeiro por eleição e depois por nomeação. É membro fundador do Jornal Desportivo Militar.

Concluiu o curso de Direito em 1988/89, o que lhe conferiu a possibilidade de exercer advocacia, num escritório próprio. Publicou "A Forja” (1985), "Meu Réu de Colarinho Branco” (1988), "Mahézu” (2000), "Joana Maluca” (2004) e "Degravata” (2007). Tem neste momento duas obras por publicar, sendo uma de contos e outra, uma novela. Seus contos integram diversas antologias publicadas em Angola e fora do país, estando assim traduzido em inglês, francês, árabe e espanhol.

O "Textualidades - Conversa com os Leitores” é um espaço de tertúlia entre escritores e leitores e visa motivar a aparição de novos escritores no processo da comunicação literária. Pretende também motivar a aparição de novos escritores, num espaço onde os autores desmistificam a sua imagem perante aqueles que querem saber mais sobre o percurso literário, conteúdo das obras, e processo criativo dos escritores, na sua relação com os leitores reais e virtuais. O programa contará com a presença de vários académicos, leitores, escritores e está aberto a todos os interessados.

Os principais nomes da literatura angolana foram chamados para este espaço, em edições anteriores com destaque para: Pepetela, Boaventura Cardoso, Abel Paxe, Manuel Rui Monteiro, Jacques dos Santos, Luis Kandjimbo, Ana Maria de Oliveira, Gociante  Patissa, Sandra Poulson e Maria Helena Miguel.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura