Cultura

Carlos Praia abre temporada do Jazz In Concerts de 2023

Analtino Santos

Jornalista

O guitarrista e produtor Carlos Praia abre, hoje, a temporada 2023 do Jazz In Concerts, com uma actuação que acontece a partir das 19H30, no Hotel Diamante, em Luanda. A habitual exposição fotográfica e outros atractivos artísticos e culturais marcarão o momento.

25/01/2023  Última atualização 11H50
© Fotografia por: Cedida

O guitarrista preparou o concerto na Brasom e explorará temas do seu álbum "New Grace” e músicas que o marcam a sua carreira, com o suporte da Banda Carlos Praia Jazz.

O Jazzing in Concerts regressa depois do fecho em Dezembro do ano passado com Carlitos Vieira Dias numa clara demonstração da valorização dos guitarristas angolanos. Esta é a quarta passagem no palco do Jazzing In Concerts como artista, mas diferente das anteriores agora como atracção principal.

O artista viu reconhecido o seu trabalho no acto central do Dia Nacional da Cultura ao ser contemplado com um Diploma de Mérito do Ministério da Cultura e Turismo.  Carlos Praia falou em exclusivo para o Jornal Cultura onde abordou aspectos da carreira artística  e do processo criativo duma caminhada iniciada na Igreja Tocoista e com passagem na música clássica, a formação na África do Sul até a consolidação no cenário musical.

Reconheceu que aposta muito na viola acústica que está muito presente em "New Grace”, álbum onde optou apenas pelo diálogo de guitarras e recordou que o lançamento do mesmo coincidiu com a criação da Carlos Praia Jazz Band. Os parceiros de trabalho como Afrikanitha, Selda, Dimbo Makiesse, Gari Sinedima, dentre outros, assim como as suas influências como George Benson, Filipe Mukenga, André Mingas também mereceram um espaço de atenção.

Carlos Praia falou do seu projecto "Olombongo" que consiste em conversa com artistas que, de forma descontraída, falam das criações e pensamento sobre o estado da arte. A paixão pelo ensino,   a pesquisa e a preocupação na transcrição de músicas angolanas e um livro com partituras. O artista pretende não ficar no grupo daqueles que reclamam, porque mesmo com poucos recursos  pretende contribuir. A conclusão do seu próximo disco e a aposta no lançamento da carreira musical de Delnata Praia são os projectos que estão como prioritários neste ano.

O artista que está inserido no Atelier D’Artes Lucengomono pelo projecto Dezoito cordas com Mário Gomes e Isaú Baptista no ano passado foi o Vencedor do Festival da Canção da LAC. Carlos Praia este na primeira edição do Jazz In Concerts em Março no concerto de Afrikkanitha em Março de 2019, depois no Jazz In Awards e Sofia Grácio.

Um Jazz In Concerts é um projecto de experimentações musicais assente no Jazz, com passagens de artistas como Carlitos Vieira Dias, Filipe Mukenga, Gabriel Tchiema, Totó ST, Mário Gomes, Dodó Miranda, Pérola, Marília Alberto, e muitos outros. Ao longo dos seus concertos tem lançados jovens interpretes e instrumentistas.

A aposta na multidisciplinaridade, de acordo com Adriano Guimarães, responsável da produtora "nós combinamos diferentes vertentes artísticas porque o Jazz é muito especial e por aqui tem ainda muito pouco espaço e é necessário que haja mais concertos do género. É assim que tentamos fazer que quem vá aos nossos concertos encontre as artes plásticas, literatura fotografias e tem sentido efeito porque temos gente a comprar quadros, livros a conhecer novos escritores e fotógrafos, também fizemos sessão de autógrafos de discos e este é o objectivo para que as pessoas tenham acesso a isso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura