O guitarrista e produtor Carlos Praia abre, hoje, a temporada 2023 do Jazz In Concerts, com uma actuação que acontece a partir das 19H30, no Hotel Diamante, em Luanda. A habitual exposição fotográfica e outros atractivos artísticos e culturais marcarão o momento.
O guitarrista preparou o concerto na Brasom e explorará temas do seu álbum "New Grace” e músicas que o marcam a sua carreira, com o suporte da Banda Carlos Praia Jazz.
O Jazzing in Concerts regressa depois do fecho em Dezembro do ano passado com Carlitos Vieira Dias numa clara demonstração da valorização dos guitarristas angolanos. Esta é a quarta passagem no palco do Jazzing In Concerts como artista, mas diferente das anteriores agora como atracção principal.
O artista viu reconhecido o seu trabalho no acto central do Dia Nacional da Cultura ao ser contemplado com um Diploma de Mérito do Ministério da Cultura e Turismo. Carlos Praia falou em exclusivo para o Jornal Cultura onde abordou aspectos da carreira artística e do processo criativo duma caminhada iniciada na Igreja Tocoista e com passagem na música clássica, a formação na África do Sul até a consolidação no cenário musical.
Reconheceu que aposta muito na viola acústica que está muito presente em "New Grace”, álbum onde optou apenas pelo diálogo de guitarras e recordou que o lançamento do mesmo coincidiu com a criação da Carlos Praia Jazz Band. Os parceiros de trabalho como Afrikanitha, Selda, Dimbo Makiesse, Gari Sinedima, dentre outros, assim como as suas influências como George Benson, Filipe Mukenga, André Mingas também mereceram um espaço de atenção.
Carlos Praia falou do seu projecto "Olombongo" que consiste em conversa com artistas que, de forma descontraída, falam das criações e pensamento sobre o estado da arte. A paixão pelo ensino, a pesquisa e a preocupação na transcrição de músicas angolanas e um livro com partituras. O artista pretende não ficar no grupo daqueles que reclamam, porque mesmo com poucos recursos pretende contribuir. A conclusão do seu próximo disco e a aposta no lançamento da carreira musical de Delnata Praia são os projectos que estão como prioritários neste ano.
O artista que está inserido no Atelier D’Artes Lucengomono pelo projecto Dezoito cordas com Mário Gomes e Isaú Baptista no ano passado foi o Vencedor do Festival da Canção da LAC. Carlos Praia este na primeira edição do Jazz In Concerts em Março no concerto de Afrikkanitha em Março de 2019, depois no Jazz In Awards e Sofia Grácio.
Um Jazz In Concerts é um projecto de experimentações musicais assente no Jazz, com passagens de artistas como Carlitos Vieira Dias, Filipe Mukenga, Gabriel Tchiema, Totó ST, Mário Gomes, Dodó Miranda, Pérola, Marília Alberto, e muitos outros. Ao longo dos seus concertos tem lançados jovens interpretes e instrumentistas.
A aposta na multidisciplinaridade, de acordo com Adriano Guimarães, responsável da produtora "nós combinamos diferentes vertentes artísticas porque o Jazz é muito especial e por aqui tem ainda muito pouco espaço e é necessário que haja mais concertos do género. É assim que tentamos fazer que quem vá aos nossos concertos encontre as artes plásticas, literatura fotografias e tem sentido efeito porque temos gente a comprar quadros, livros a conhecer novos escritores e fotógrafos, também fizemos sessão de autógrafos de discos e este é o objectivo para que as pessoas tenham acesso a isso.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA segunda obra de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.