Economia

Carga transportada pelo Porto do Namibe cresce mais de 30%

O Porto do Namibe exportou, no ano passado, 52.650 toneladas de bens a granel, contra 17.288 do exercício de 2017, num crescimento superior a 30 por cento no intervalo de cinco anos.

26/05/2023  Última atualização 10H26
Recinto portuário é pólo de desenvolvimento da região Sul ao longo dos 63 anos da sua existência © Fotografia por: DR

As cargas de 2022 tiveram como principal destino o Porto de Xiamen, na República Popular da China, segundo o presidente  do Conselho de Administração do Porto do Namibe.

Manuel Nazareth Neto considerou, quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, que a reestruturação e modernização da empresa, bem como a melhoria das condições sociais para os trabalhadores são a etapa mais importante dos 69 anos da existência daquela instituição portuária, comemorados no dia 24 de Maio.

Em declarações à imprensa, à margem das festividades do aniversário da empresa portuária baseada mais a Sul do país, o PCA lembrou que, desde a criação do Porto do Namibe em 1954, a instituição passou por diversos momentos de desenvolvimento.

"Ao longo desses últimos 69 anos, a empresa sofreu várias etapas de desenvolvimento. Neste momento, estamos na etapa que considero mais importante da existência do Porto, que é a sua reestruturação, modernização, a melhoria das condições técnicas operacionais, das condições sociais para os trabalhadores, bem como uma etapa de melhoria do processo de desenvolvimento técnico operacional”, disse.

Frisou que o investimento do capital humano consta nas prioridades do Conselho de Administração do Porto. Sublinhou que actualmente a Empresa Portuária do Namibe está  a passar por um período "bastante importante”, com a implementação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes.

"Tudo o que estamos a fazer é para o bem de todos nós, é para a melhoria das condições técnicas operacionais do próprio Porto e, naturalmente, para a população”, garantiu.

Por sua vez, o governador Provincial  do Namibe, Archer Mangueira, disse que o Porto é o principal contribuinte fiscal da região  e impulsionador da actividade produtiva. "O Porto do Namibe é uma empresa que contribui activamente para o desenvolvimento da nossa província e do país, porque facilita todo o processo de importação e exportação de bens essenciais, portanto, contribui para o equilíbrio da nossa balança de pegamentos”, disse.

Dados do Porto acentuam o registo, em 2022, de mais de cinco mil milhões de kwanzas em receita bruta, apesar da paralisação do terminal mineraleiro do Sacomar, que serviu ao longo dos tempos como pulmão de arrecadação.

O valor foi arrecadado no domínio comercial e operacional que, durante o exercício económico de Janeiro a 15 de Dezembro, permitiu movimentar um total de 1.307.578 toneladas de carga diversa, divididas em 855.294 no segmento de importação-exportação e 452.284 em combustíveis e seus derivados, em 214 navios  escalados, dos quais 59 de longo curso e 155 de cabotagem, segundo os dados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia