O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, afirmou, quarta-feira, no Cuanza Norte, que o sector mineiro nacional necessita de estudos geológicos específicos para a confirmação das suas potencialidades.
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu garantias públicas a mais de 50 projectos, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), desde o início do aludido programa, em 2020, soube o JA Online, esta quinta-feira.
O Porto do Namibe exportou, no ano passado, 52.650 toneladas de bens a granel, contra 17.288 do exercício de 2017, num crescimento superior a 30 por cento no intervalo de cinco anos.
As cargas de 2022 tiveram como principal destino o Porto de Xiamen, na República Popular da China, segundo o presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe.
Manuel Nazareth Neto considerou, quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, que a reestruturação e modernização da empresa, bem como a melhoria das condições sociais para os trabalhadores são a etapa mais importante dos 69 anos da existência daquela instituição portuária, comemorados no dia 24 de Maio.
Em declarações à imprensa, à margem das festividades do aniversário da empresa portuária baseada mais a Sul do país, o PCA lembrou que, desde a criação do Porto do Namibe em 1954, a instituição passou por diversos momentos de desenvolvimento.
"Ao longo desses últimos 69 anos, a empresa sofreu várias etapas de desenvolvimento. Neste momento, estamos na etapa que considero mais importante da existência do Porto, que é a sua reestruturação, modernização, a melhoria das condições técnicas operacionais, das condições sociais para os trabalhadores, bem como uma etapa de melhoria do processo de desenvolvimento técnico operacional”, disse.
Frisou que o investimento do capital humano consta nas prioridades do Conselho de Administração do Porto. Sublinhou que actualmente a Empresa Portuária do Namibe está a passar por um período "bastante importante”, com a implementação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes.
"Tudo o que estamos a fazer é para o bem de todos nós, é para a melhoria das condições técnicas operacionais do próprio Porto e, naturalmente, para a população”, garantiu.
Por sua vez, o governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, disse que o Porto é o principal contribuinte fiscal da região e impulsionador da actividade produtiva. "O Porto do Namibe é uma empresa que contribui activamente para o desenvolvimento da nossa província e do país, porque facilita todo o processo de importação e exportação de bens essenciais, portanto, contribui para o equilíbrio da nossa balança de pegamentos”, disse.
Dados do Porto acentuam o registo, em 2022, de mais de cinco mil milhões de kwanzas em receita bruta, apesar da paralisação do terminal mineraleiro do Sacomar, que serviu ao longo dos tempos como pulmão de arrecadação.
O valor foi arrecadado no domínio comercial e operacional que, durante o exercício económico de Janeiro a 15 de Dezembro, permitiu movimentar um total de 1.307.578 toneladas de carga diversa, divididas em 855.294 no segmento de importação-exportação e 452.284 em combustíveis e seus derivados, em 214 navios escalados, dos quais 59 de longo curso e 155 de cabotagem, segundo os dados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginEconomistas moçambicanos disseram, esta terça-feira, que a decisão do Banco de Moçambique de deixar de comparticipar a factura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).