Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
O cardeal Dom Eugénio Dal Corso apelou, sexta-feira(17), em Menongue, aos partidos políticos e à sociedade a cultivarem o civismo e o respeito recíproco, para o êxito das eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
Em declarações à imprensa, o prelado católico disse que espera que os partidários venham, durante a campanha, pautar por discursos de paz e capazes de unir os angolanos, para a realização de eleições cívicas e pacíficas.
Dom Eugénio Dal Corso considerou fundamental que o pleito seja realizado de acordo com a maturidade dos militantes dos diversos partidos políticos concorrentes, com a colocação, em primeiro lugar, de todos os angolanos, enquanto filhos da mesma pátria.
"O meu desejo é de que as eleições de 24 de Agosto, convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, tenham como foco o respeito da aceitação mútua e da livre escolha de cada cidadão”, enfatizou o cardeal, citado pela Angop.
Segundo o prelado católico, o país caminha rumo à verdadeira democracia, daí ser justo que haja o envolvimento de diferentes partidos políticos e coligações de partidos políticos.
Nesta conformidade, Dal Corso referiu que "não se deve recorrer a nenhum acto de violência, mas sim optar pelo respeito dos cidadãos e das bandeiras de cada partido, para mostrar ao mundo a grandeza e nobreza que o país está a granjear”.
Para o cardeal, a sociedade está convidada a promover a cultura de paz, a harmonia e respeito, para dar um exemplo ao continente africano e ao mundo que o povo angolano está apto para realizar eleições pacíficas e de reconciliação, num ambiente de tranquilidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).