Hoje, 26, é assinalado o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, uma efeméride instituída, em 1987, pela Organização das Nações Unidas.
A aventura de Madalena Chiweyengue começou em 2010, quando abandonou a família na província de Benguela logo aos 17 anos e foi procurar emprego no município de Caluquembe (Huíla). Na ocasião foi admitida como professora do ensino primário.
Um grupo de jornalistas dos diferentes órgãos públicos e privados, designadamente, Agência angolana de notícias (Angop), Televisão Pública de Angola (TPA), Radiodifusão Nacional de Angola (RNA) e Edições Novembro (EN), bem como a Voz da América (VOA), DW, e Rádio Eclésia, representadas no Namibe, foi recentemente constituído no sentido de levar ao conhecimento da opinião pública as acções de impacto social que estão a ser feitas à nível da província, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
No termo de mais uma rotina feita ao Tômbwa, o chefe do Departamento da Comunicação Social e coordenador da Caravana, Gerson Santos, disse levar uma "experiência positiva”, que subsequentemente vai ser replicada nos restantes quatro municípios.
"O real objectivo deste projecto é levar ao conhecimento da opinião pública, através dos órgãos de comunicação social, os projectos que estão a ser executados na província do Namibe,” assegurou, para acrescentar que a acção é coordenada entre o Gabinete de Comunicação Social e os respectivos órgãos com representação na província, no sentido de "fazerem uma radiografia em profundidade” das infra-estruturas que estão a ser construídas, as vantagens e o impacto nas localidades.
Gerson Santos fez uma avaliação positiva, na medida em que todas as acções inscritas no PIIM (residências, Centro de Saúde, escolas e arruamentos) que no Tômbwa foram radiografadas pela Caravana de Jornalistas, estarem em fase final de execução física.
"Isso é bastante positivo, pensamos que é um projecto para continuar. Vamos estender para aos demais quatro municípios da província, no sentido de continuar a divulgar aquilo que são as acções do Governo da Província, para colmatar as necessidades das nossas populações em cada uma dessas localidades”, concluiu.
A Caravana de Imprensa começou por radiografar as obras de restauração (dos troços mais degradantes, acima de 170 quilómetros) da Estrada Nacional-280, que liga o Namibe à província da Huíla. O próximo alvo será o município de Virei.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola realiza as suas quintas eleições gerais, marcadas para o dia 24 de Agosto próximo. O Jornal de Angola manteve uma conversa com o juiz conselheiro jubilado do Tribunal Constitucional Caetano de Sousa, o primeiro presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), criada para atender as eleições de 1992.
A nova temporada da Maka à Quarta-Feira da UEA arrancou no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, em Cacuaco, com a criação da Tenda do Escritor e a interacção dos escritores John Bella, Yola Castro e Zullini Bumba com as crianças da comunidade local.
Fátima Almeida é uma angolana que apostou no mercado online há seis anos, vendendo roupas, calçados, electrodomésticos e outros produtos em todo o território nacional, através da plataforma Bayqi. Recentemente, foi eleita por uma organização internacional como “uma das 12 mulheres mais influentes do continente africano”
Ministro dos Transportes desde 2018, Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas de Abreu, fala, nesta entrevista ao Jornal de Angola, sobre os passos que estão a ser dados para a certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) que, no âmbito da homenagem que se está a prestar ao centenário do primeiro Presidente de Angola, vai ser lacrado, já amanhã, com o nome de Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.