Mundo

Capacetes Azuis repelem ataque rebelde a Bouar na RCA

Os Capacetes Azuis repeliram, no fim-de-semana, um ataque perpetrado pelas forças rebeldes contra a cidade de Bouar, a 340 quilómetros da capital da República Centro-Africana, Bangui, noticiou, este domingo, a agência de notícias AFP, que cita uma fonte não identificada das Nações Unidas.

10/01/2021  Última atualização 21H31
Vilas e aldeias continuam sob ameaças de grupos rebeldes © Fotografia por: DR
Segundo a mesma fonte, aeronaves francesas integradas nas forças internacionais de manutenção de paz no país, apoiaram os capacetes azuis, integrados no Destacamento de Assistência Operacional na República Centro-Africana (DETAO-RCA), que evitaram a ocupação de Bouar.

Do ponto de vista estratégico, em termos de gestão do conflito armado na RCA, a cidade de Bouar é fundamental uma vez que abriga "Camp Leclerc”, Quartel-General do Exército na região Oeste, a mais densamente povoada do país, segundo disse o tenente-coronel Abdoulaziz Fall, porta-voz do componente militar da Missão das Nações Unidas no país.

Seis dos mais poderosos grupos armados que ocuparam dois terços da RCA desde o início da guerra civil em 2013, aliaram-se, em meados de Novembro, numa Coligação de Patriotas pela República Centro-Africana (PCC). Em seguida, lançaram uma ofensiva para perturbar as eleições, dez dias antes da ida às urnas.

Até agora, perante a resistência do Exército nacional, apoiado pelos Capacetes Azuis e para-militares russos e soldados rwandeses, os rebeldes fizeram pouco progresso em direcção a Bangui estando os seus ataques confinados a cidades a centenas de quilómetros da capital.

Bouar é a quinta maior ci-dade do país, com 40 mil habitantes e ocupa uma posição estratégica numa estrada crucial para o abastecimento de Bangui proveniente do  Camarões. Faustin Touadéra, que governa o país desde 2016, foi declarado reeleito em 4 de Dezembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo