A cantora Cutana Carvalho foi homenageada pela Assembleia da República de Portugal, em Lisboa, com o prémio “Mérito Migrante”, por fazer parte de diferentes áreas de actuação e pelo impacto do seu trabalho em prol do bem comum.
O prémio destaca o percurso da artista e a influência das suas obras (música, literatura, emprendedorismo e a comunicação), que têm sido as principais ferramentas neste percurso. Há três anos a viver em Portugal, a jovem angolana tem procurado marcar passos significativos actuando em várias frentes, conquistando mercado europeu com determinação.
Cutana Carvalho é uma mulher multifacetada. A música e a literatura ganham destaque comparativamente aos outros ofícios, não menos importantes como a "arte de empreender”.
Em declarações, ontem ao Jornal de Angola, a cantora, confessou que não esperava receber o prémio, mostrou-se optimista porque "sempre fiz o meu trabalho com amor, disciplina, humildade e responsabilidade. Meu foco sempre foi transformar mentes usando as ferramentas da música, literatura, comunicação e outras. Não que não mereça, mas fui surpreendida pela positiva com este prémio”, destacou.
A distinção, realizada a 15 do mês em curso, significa para ela o reconhecimento de todo um trabalho feito com amor, disciplina e dedicação as coisas positivas da vida. "Significa que devo continuar e que há espaço para quem sonha e busca realização, seguindo o caminho do bem. É também o reconhecimento de cada pessoa que me ajudou a somar ao longo desse processo”.
O prémio "Mérito Migrante”, disse, visa celebrar a diversidade cultural e a riqueza que os migrantes trazem para a sociedade portuguesa, incentivando a integração e a coexistência harmoniosa entre diferentes comunidades. Acrescenta que o prémio, busca ainda, proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre migrantes e nativos, enfatizando a importância da solidariedade e do entendimento mútuo.
Doravante, segundo Cutana Carvalho, a distinção vai servir com fonte inspiradora que "promove o entendimento intercultural e destaca histórias inspiradoras de superação e contribuição à comunidade portuguesa.”
O reconhecimento, explicou, resulta do projecto que tem realizado na sociedade portuguesa. "Foi devido ao trabalho que venho desempenhando, principalmente nesses três últimos anos em Portugal, no sector da Literatura, Música e o meu programa ‘Tudo Posso’”.
O perfil
Cutana Carvalho estreou-se no mundo da literatura com o audiobook "Sendo Eu”, colocado no mercado a 16 de Abril de 2022. Os meus projectos são vários, entre os quais, trazer o livro "Sendo Eu”, no formato físico (impressão em papel) e colocar no mercado mais um tema musical nos estilos r&b, blue’s, afro jazz e guero zouk.
Cantora, escritora, empreendedora e apresentadora é assim que se define a jovem Cutana Carvalho. A música e a literatura ganham destaque por serem aquelas que mais espaços e dedicação têm merecido actualmente com as prioridades.
A cantora afirma ser actualmente "a primeira artista angolana gospel a ter o selo de verificação Instagram e no Facebook”. O selo, é o reconhecimento da página oficial que impede o arqueamento e dá outras aberturas a nível de posicionamento no digital .
Cutana Carvalho é uma artista com o nome de registo de Isabel Paula Cutana de Carvalho. Nascida no município da Ingombota, em Luanda, capital do país.
Cutana Carvalho começou a cantar aos 17 anos. Em 2019, lançou nas plataformas digitais o álbum de estreia "4 eventos”, sendo a primeira angolana a lançar um álbum exclusivo nas plataformas digitais, o que lhe permitiu alargar o seu espaço no mercado da música gospel no país. O projecto foi gravado pela Valam Home Studio e produzido pelo músico Dodó Miranda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.