Cultura

Cantora Chelsea Dinorath entra a “matar” no concurso

Altino Santos

A cantora Chelsea Dinora entra a “matar” entre os três finalistas das 16 categorias em concurso no Top Rádio Luanda 2022, partindo na primeira posição nas quatro que está presente. Os vencedores serão conhecidos durante uma gala que acontece no dia 17 deste mês, na Baia de Luanda.

09/03/2023  Última atualização 09H35
Presidente do Conselho de Avaliação, Gersy Pegado, com membros da comissão organizadora © Fotografia por: DR

O anúncio dos finalistas ocorreu numa edição especial do programa Kialumingo. Na ocasião Gersy Pegado, do Conselho de Avaliação, que fez um resumo do processo de votação, realçou que as categorias de R& B, rap e gospel foram as mais votadas. Nesta terceira fase o processo de votação continua e pode ser feito no site: www.topradioluanda.com e nos terminais telefónicos 995000010 e 9931000010 para os três apurados.

Depois do anúncio dos 48 artistas que vão a gala de consagração, José Pedro Benge, porta-voz da organização, anunciou para o próximo dia 17, na Baia de Luanda, na realização da gala dos finalistas são esperados mais de 800 pessoas. O concurso Top Rádio Luanda visa reconhecer e valorizar a arte através da qualidade das músicas produzidas e promover a identidade angolana por via da arte de cantar.

A autora de "Sodade” está no topo nas seguintes categorias: Gheto Zouk, Voz Feminina Revelação e Voz Feminina do Ano, nestas três com uma surpreendente margem de diferença de votos, e aparece na categoria Afrobeat Fusion com "Céu Azul”, um projecto colaborativo com Penelas, CK, Queen M, Sheila, Lil Boy, Mary J e Fábio S.

Na categoria de Gheto Zouk, Chelsea Dinorah obteve 6099 votos contra os 2059 e 2058 de Gerilson Insrael e Pérola, com as músicas "Minha Vida” e "Sincera”.

Na categoria versão do ano, Yola Semedo que refez "Povo”, de Paulo Flores, com 4099 votos parte na dianteira de Constantino e Jojó Gouveia que pegaram em "Mocinha” e "Perdão” sucessos de Manré e Eduardo Paím.

 Na nova categoria Afrobeat Fusion, a música "Ceú Azul” com Penellas, Chelsea Dinorath, CK, Queen M, Sheila, LilBoy, Mary J e Fábio S é a líder, seguido de "Ay Trabalha” dos "Ingomblock” e "Bad B Tá Maluco” de Balilson Bcc, com diferenças pontuais pequenas.

A categoria que teve maior eleitores foi a do R & B e ficou com a seguinte classificação: TRX com "Aprendi”, Eudreez em "Laila” enquanto com o "Talismã” colocou o dueto Biura e Dreezy na terceira posição. Na categoria de Afrojazz, com "Namora Comigo” Selda lidera, seguida por Totó ST e Mário Gomes com "Zungueira” e "Nkembo Pala Toco”.

Na Balada do Ano a música "Saudade” colocou Hallison Paixão a frente de Paulo Flores e Selda, respectivamente, a concorrer com "Independência” e "Te Esquecer”.

Com as seguintes votos apurados: 10616, 3049 e 1011 como a ordem que ditou que as cantoras Chelsea Dinorath, Zara William e Tukayana Lopes fossem as escolhidas para a categoria de Voz Feminina Revelação. Na categoria Voz Feminina do Ano, mais uma vez, Chelsea Dinorath aparece no topo com 10616 votos contabilizados e a frente de Anna Joyce com 3069 votos e Pérola com 3053.

Para a Voz Masculina Revelação estão 3Finger, Soarito e Anderson Mário com poucos votos de separação: 6057, 6016 e 5044 e para Voz Masculina do Ano com 4014,Totó ST deixou Halison Paixão e Paulo Flores, respectivamente, com 4002 e 3028 votos.

No Rap encontramos o seguinte posicionamento: "Esperança”, de Deezy, "Peculato”, de Prodígio e "Morenas de Benguela” com a seguinte ordem de votos: 10436, 5027 e 4031.

No Kuduro as músicas "Cavalo de 2030”, "Tala” e "Motivação” colocaram Real Drogadinho, Elenco do Rangel e Gatuso, com a participação do saudoso Nagrelha, como os três finalistas. Na categoria de música Folclore seguem para esta fase final: Baló Januário, Kumbi Li Xia e Tunjila Tuajokota feito conseguido com as músicas: "A Vida dá muitas voltas”, "Chau” e "Virou Pincho”.

Miguel Buila e Beth Mambo estão em dueto divino disputadíssimo entre "Coração de Pedra” e "Ndoki”, com uma diferença de 19 votos, Irmã Cubana com "Minha Vitória” também concorre. Com "Cibernética” Nikila de Sousa com 6074 superou "Doce Morena” e "Eu Esperei” de Halison Paixão e Anna Joyce.

A categoria de Melhor Semba ficou marcado com duetos, o guitarrista Texas e o parceiro Tatá Almeida estão na dianteira com "Choro do Semba” seguida de "Njila Ia Dikanga” de Paulo Flores e Yuri da Cunha e "Undengue Weto”,  de Né Gonçalves noutra participação de Yuri da Cunha.

A categoria Prémio Carreira é de responsabilidade do Conselho de Avaliação e será conhecido no dia da gala.

O anúncio da primeira fase do Top Rádio Luanda foi feito em Novembro do ano passado e marcou o regresso do concurso musical depois de quase cinco anos de ausência. Como inovação nesta edição foi criada a Conselho de Avaliação para garantir compromisso e rigor na analise dos conteúdos. É presidida pela cantora Gersy Pegado, e integra o promotor cultural Maneco Vieira Dias, os jornalistas Salas Neto e Raimundo Salvador, Edson Macedo ( crítico musical ), Malaryah (músico e produtor), Hamilton Domingos (Administrador Técnico da RNA) e os membros da comissão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura