Cultura

Cantor promove semba para fãs no Reino Unido

O cantor e compositor angolano Nandinho Semedo afirmou, quinta-feira (21), em Luanda, depois de um encontro mantido com o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, que está em condições de ajudar a promover a Música Popular Angolana, em particular o semba, no Reino Unido.

22/10/2021  Última atualização 09H45
Nandinho Semedo (à esquerda) foi recebido por Jomo Fortunato © Fotografia por: DR
Nandinho Semedo, que vive em Londres desde 2005, foi recebido em audiência pelo ministro, a quem explicou detalhes sobre o projecto, assim como falou sobre o prémio atribuído a si pela Confederação das Associações dos Angolanos no Reino Unido de "Filho do Semba no Reino Unido”, no passado mês de Junho. 

Actualmente o cantor tem promovido a música naquele país europeu por meio de actuações da banda Sentada Musical, uma iniciativa multicultural que aposta na execução e na promoção da música angolana, criada em 2019, em Londres, em parceria com o músico Filipe Santos.

A banda integra vários artistas baseados em Londres, com destaque para os angolanos Armstrong (saxofone), Dhezy (piano), Óscar (baixo), Samu Wango (baixo e teclado), Guy (bateria), Amândio Duarte e Simba Wilson (percussão), Filipe Santos (guitarra), o brasileiro Cristiano (trompete), a martinica Nayli (coros). Além destes, a banda ainda conta com o produtor e agente angolano Ângelo Tela Simão e o técnico de som português Nuno Ricardo.


O artista
Nandinho Semedo nasceu em Benguela em 1986. Em 1992 foi para Portugal, onde começou a actuar como bailarino, no grupo de kuduro Canucos da Banda. Em 2001, iniciou a carreira a solo, graças a um convite do músico e produtor Ciro Cruz, para fazer parte do projecto "Speed”. Em 2004 colocou o primeiro disco no mercado, "Só vive quem pode”. Seis anos depois apresentou o segundo CD, "A razão do povo”.

O terceiro álbum chegou ao mercado em 2016, com o título "Regresso” e a chancela da produtora Intimidade Eventos. Ao longo da carreira, o cantor actuou em diferentes palcos da Europa, com artistas internacionais, com destaque para Vanessa da Mata, Alexandre Pires e Sara Tavares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura