Cultura

“Canta Candengue” privilegia descoberta de talentos do jazz

A importância de ocupar o tempo livre de várias crianças e adolescentes no Distrito Urbano da Samba e arredores vai ser o âmago do projecto musical “Canta Candengue”, que deve arrancar no último semestre deste ano, numa iniciativa do músico Nel Jazz.

01/06/2023  Última atualização 07H05
Artista, mentor do projecto musical, afirma que com essa iniciativa vai procurar dar maior visibilidade aos músicos angolanos que têm o estilo jazz como referência nos seus trabalhos discográficos
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o mentor do projecto apresentou detalhes da iniciativa que engloba a formação artística, extensiva às instituições públicas e privadas de ensino. Nel Jazz mostrou pormenores de como será estruturado o projecto que visa dar destaque ao ensino do estilo musical jazz.

O artista afirmou que com o projecto vai procurar dar maior visibilidade ao estilo jazz no país, em especial em Luanda. O estilo tem ganhado mais espaço e abertura devido aos projectos culturais e artísticos do crítico musical Jerónimo Belo, dos músicos Filipe Mukenga, Afrikanita e Simone Mancini, bem como das obras deixadas pelos falecidos Waldemar Bastos e André Mingas.

O cantor frisou que está, igualmente, prevista a criação de grupos corais que possam interpretar clássicos nacionais como "Umbi Umbi”, "Muxima” e "Mbiri Mbiri”, em festivais nacionais e internacionais.

A intenção, explicou, é poder criar concursos entre várias escolas e colégios, por forma a massificar ainda mais este estilo musical em Angola, em geral, e em Luanda, em particular.

O Palácio de Ferro, disse, será o local onde acontecerão as exibições. De acordo com Nel Jazz, os grupos corais vão competir entre si e devem interpretar um clássico dos músicos  André Mingas, Waldemar Bastos, Filipe Mukenga e outros cantores com obras de grande relevância.

Nel Jazz defende mais investimento no campo do saber, por acreditar que as crianças precisam de obter mais conhecimentos no domínio artístico e cultural, por forma a dominarem melhor a história da música angolana e dos seus criadores.

De 35 anos e natural de Luanda, o interlocutor do Jornal de Angola felicitou os promotores do Festival Nacional Angojazz que decorreu na primeira quinzena de Abril deste ano, no Palácio de Ferro, com a realização de palestras e espectáculos com referências da música jazz. "O Angojazz permitiu dar oportunidade a vários jovens talentosos de exibirem e mostrar o seu potencial artístico”.

O festival foi, para o cantor, um dos melhores, por juntar muitos artistas do estilo jazz a nível nacional. "Foi uma experiência que permitiu dar oportunidades aos músicos de mostrarem o que valem e deixar a sua marca entre os melhores que fazem o estilo jazz no país”, destacou.

Grato por fazer parte de uma geração que procura dar continuidade ao género musical jazz no país, o autor do sucesso "Rio”, tema que faz abertura da novela angolana com o mesmo nome, garante que já teve muitas oportunidades para cantar guetho zouk e kizomba, mas preferiu optar por uma carreira no jazz, por ser um estilo com que mais se identifica.

Estudante de música da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda (FArt), Nel Jazz considera-se um artista versátil que começou a cantar no estilo r&b, mas foi no jazz, blue e soul music que se notabilizou. "Decidi apostar e me dedicar mais a esses estilos que têm sido a minha base para se manter na música.”

Nel Jazz é professor de música e, dá aulas de canto também em domicílio.

Sem avançar detalhes, o artista que tem partilhado os palcos com o poeta Márcio Batalha, disse que se viu obrigado a anular o ano lectivo artístico, devido ao volume de actividade, mas pensa retornar em breve por considerar ser necessário conciliar a teoria à prática.

Perfil artístico

Nel Jazz começou a cantar por influência dos pais que cantavam no grupo coral da Igreja Adventista do 7° Dia, onde tocavam baixo. Foi a partir daí que começou a ter interesse pela música. Na Faculdade de Artes, disse, conheci os cantores Emanuel Mendes e Bruno Neto, que foram seus professores de música. Com incentivos dos mesmos, Nel Jazz passou a olhar para a música de forma mais profissional e encontrou várias ferramentas e instruções para dar seguimento à carreira. Recentemente, com ajuda do amigo, o actor e cantor Jaime Joaquim, que faz parte do elenco principal da novela "Rio”, interpretando o personagem Simão Tchiyo, tendo conseguido que o seu tema "Rio” fosse seleccionado para fazer parte da trilha sonora da novela homónima.

Em breve, anunciou, será apresentado uma EP com duas músicas "Saudades do Ventre da Minha Mãe” e "Embriaguei-me”, que estão a ser gravadas no estúdio da Rádio Vial e conta com a participação do músico Ésio do Dadão.

O músico almeja ter carreira de sucesso no país e no estrangeiro. Para tal, pretende promover os seus trabalhos em Portugal, Zimbabué e Moçambique. Começou a gostar de jazz por influência do amigo Laimanjú, que lhe oferecia discos originais e o apoiou quando decidiu começar a cantar. Fortaleceu a sua relação com os artistas de jazz, realçando a figura de Gari Sinedima. "Ele é um profissional que está sempre disponível para ajudar os outros e foi através do seu gesto que conheci o Toty Sa’Med e outros cantores de jazz e a partir daí comecei a ser conhecido e convidado para concertos, conferências, palestras, actuar em casamentos e fóruns.”

É admirador dos trabalhos musicais de R. Kelly, Michael Jackson, Stevie Wonder, Ray Charles, mas é nas obras dos falecidos (André Mingas e Waldemar Bastos), bem como na da Afrikanita que se inspira. Nel Jazz já teve várias experiências de trabalho com artistas renomados como Yuri da Cunha, Isaú Baptista e o poeta Márcio Batalha, com quem tem actuado em concertos denominados  "Entre a Música e a Poesia”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura