Política

Candidatura da Mauritânia à direcção do Centro de Pesquisa de África tem o apoio de Angola

Paulo Caculo

Jornalista

Angola vai apoiar a candidatura da República Islâmica da Mauritânia à liderança da Direcção do Centro Africano de Formação e Pesquisa Administrativa para o Desenvolvimento (CAFRAD).

14/05/2024  Última atualização 06H45
Encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e Coumba Ba decorreu no Palácio da Cidade Alta, em Luanda © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

A informação foi avançada, segunda-feira, em Luanda, pela ministra conselheira do Presidente da Mauritânia, Coumba Ba, no desfecho da audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.

Na qualidade de enviada especial do estadista mauritaniano, a ministra conselheira levou ao Presidente da República uma mensagem de Mohamed Ghazouani, cujo teor faz referência a um pedido às autoridades angolanas, no sentido de apoiar a candidatura de um cidadão mauritaniano, para ocupar o cargo de director do Centro Africano de Formação e Pesquisa Administrativa para o Desenvolvimento.

"Agradecer a Sua Excelência, Presidente da República, por me ter concedido este momento de audiência, para que pudesse transmitir as mensagens que foram entregues por Sua Excelência Presidente Mohamed Ghazouani”, adiantou-se a esclarecer a enviada especial do Chefe de Estado da Mauritânia, em declarações aos jornalistas, à saída da audiência com João Lourenço.

Coumba Ba disse que transmitiu ao Presidente da República uma mensagem "do irmão” da Mauritânia, solicitando um apoio às  eleições na Direcção Geral de CAFRAD, nas quais vai participar um candidato mauritaniano. "Sua Excelência Presidente deu-me garantias de que Angola poderá, de facto, apoiar esta candidatura e aproveitei esta ocasião para transmitir, também, a Sua Excelência Presidente de Angola a apreciação e olhar de África sobre o papel que tem exercido e as mensagens de consolo e de apoio vindas do Presidente Mohamed Ghazouani, tendo em conta este papel do Presidente João Lourenço em África”, acrescentou.

A ministra conselheira revelou, igualmente, que, durante a audiência, abordou com João Lourenço questões de cooperação entre Angola e Mauritânia.

"Os dois países têm relações muito boas e que se desejam, de facto, serem acrescidas. Isso também foi muito bem acolhido por Sua Excelência Presidente João Lourenço e, por último, abordei e agradeci o senhor Presidente da República, em nome do Presidente Mohamed Ghazouani, sobre a comunidade mauritaniana residente em Angola”, referiu, assegurando que os relatos dos cidadãos da Mauritânia sobre a hospitalidade de Angola são muito bons.

"A comunidade residente sente-se em Angola como se estivessem no segundo país”, constatou Coumba Ba.

O Centro Africano de Formação e Pesquisa Administrativa para o Desenvolvimento (CAFRAD) é uma organização intergovernamental, com sede em Marrocos, criada em 1964, por países africanos, com o apoio da UNESCO, que tem por objectivo a profissionalização da Administração Pública nos Estados-membros do continente africano.

A Mauritânia está em campanha para aquisição de votos dos Estados-membros. A organização conta, actualmente, com 38 países-membros, entre os quais Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política