Cultura

Canções e danças de Azerbaijão divulgadas em Festival da Cultura

Asya Najafova e Shahmir Sofiyev, azerbaijanos residentes em Angola, representaram o nosso país no Festival da Cultura do Azerbaijão realizado em Luanda, por ocasião do Dia de África.

05/06/2023  Última atualização 09H59
© Fotografia por: DR

Segundo Billure Bayramova-Bernard, fundador da organização Amigos do Azerbaijão, que opera na Nigéria e apoiante do stand de Angola, este festival foi organizado para representar e promover o seu país – Azerbaijão - e partilhar informação sobre a história, cultura e gastronomia com a comunidade local.

Os organizadores e membros da comunidade em trajes regional deram as boas-vindas aos convidados do Festival do Canto do Azerbaijão. Os convidados receberam informações detalhadas sobre a história e a rica cultura de Angola, foram presenteados com vários livros traduzidos para o inglês retratando tapetes do Azerbaijão, trajes nacionais e fotos do país do famoso fotógrafo Reza Deghati.

Prestigiaram o evento membros do Executivo, embaixadores de vários países e representantes de empresas sediadas em Luanda. Um dos rostos desta participação é Billure, vive em Angola desde Agosto do ano passado depois de ter vivido nove anos na Nigéria. Perspectiva organizar actividades culturais com a Fundação Arte e Cultura, com objectivo de construir pontes entre as diferentes culturas.

 

"Dona da Minha Mobília"

 O livro "Dona da minha mobília", de Pedro da Mesquita, foi lançado, sexta-feira, na livraria Irmãs Paulinas, em Luanda.

A obra de estreia retrata e homenageia a esposa do autor, pelas boas e más experiências vividas.

O autor apresenta um estilo em que junta poesia e prosa para narrar várias histórias amorosas, algumas tristes. A apresentação do livro foi feita por Joana Satumbo Figueira.

O livro tem 102 páginas, e estão disponíveis 100 exemplares. Quando começou a escrever não teve apoios, mais tarde obteve o patrocínio da editora Muenhu.

De acordo com o autor, o livro pode estimular os leitores à prática do amor ao próximo e obtenção de hábitos de leitura. Agradeceu a editora pelo empenho, trabalho e dedicação para a publicação do livro.

Pedro da Mesquita nasceu e cresceu em Luanda. A sua paixão pela literatura começou na escola primária José Maria, na Maianga, numa actividade escolar em que o autor foi eleito para declamar poemas. Apaixonado pela arte de declamação, o autor ingressou à Brigada Jovem de Literatura da União dos Escritores de Angolanos (UEA), e ao projecto cultural Quintas Artes, e há cerca de oito anos participa nas actividades do Movimento Lev'arte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura